Dor crônica: 4 dicas para melhorar a sua qualidade de vida

Foto de Dra. Guacyra Muzzi
Dra. Guacyra Muzzi

O tratamento da dor crônica pode ser desafiador e muitas vezes requer uma equipe multidisciplinar. Mas saber que você não está sozinho nesta caminhada já é um grande estímulo para persistir!

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar no combate a dor crônica:

1) SONO REPARADOR: uma boa noite de sono é fundamental para o paciente com dor crônica. É preciso tratar tanto a insônia quanto o sono fracionado!

2) ALIMENTAÇÃO BALANCEADA: evite alimentos que contribuem para a inflamação, como: pães de farinha branca, açúcar, doces, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

3) CONTROLE A ANSIEDADE: a vida corrida e estressante pode aumentar a ansiedade, prejudicar o humor e tudo isso certamente piora o quadro de dor crônica.

4) PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA: os exercícios, sobretudo os aeróbicos, são fundamentais no tratamento da dor crônica. Por incrível que parece, fazer repouso agrava a dor crônica. O seu médico pode indicar qual o melhor exercício para cada casa.

Não desista do seu tratamento! Não desista de você mesmo! Conte com a ajuda do Médico Especialista em Dor!

LEIA TAMBÉM: O futuro tecnológico: ortodontia e ortodontista; qual será o papel de cada um?

Foto de Dra. Guacyra Muzzi

Dra. Guacyra Muzzi

Médica Anestesiologista, especialista em Cuidados ao Paciente com Dor no Hospital Sírio Libanês. Especialista em Intervenção em Dor pela USP/ Ribeirão Preto. Responsável pelo ambulatório de Dor Oncológica do Hospital Santa Rita de Cássia. @draguacyramuzzi