Saúde cardiovascular e cirurgia bariátrica: qual a relação?
Todos já conhecemos a correlação da obesidade e doenças cardiovasculares. É também sabido que a cirurgia bariátrica é muito mais que um procedimento para perder peso, traz muitos benefícios para a saúde cardiovascular, uma vez que favorece o controle dos fatores de risco que estão intimamente ligados ao desenvolvimento dessas doenças.
O excesso de peso pode levar a condições como hipertensão, colesterol alto, diabetes. Logo, a cirurgia Bariátrica controlando essas situações levará consequentemente a melhora da saúde cardiovascular.
A cirurgia bariátrica é uma ferramenta poderosa, mas deve ser sempre combinada com mudanças do estilo de vida. O apoio de uma equipe multidisciplinar é crucial para o sucesso pré e pós-procedimento.
O monitoramento constante para acompanhar a saúde cardiovascular e por vezes alterar medicações pós procedimento com a melhora dos fatores de risco se faz sempre necessária.
A obesidade é um desafio para a saúde, é uma condição crônica complexa que não afeta apenas a estética corporal, mas tem impacto profundo na saúde global do indivíduo. A organização mundial de saúde indica a cirurgia Bariátrica para pacientes com IMC acima de 35kg/m2 que possuam doenças associadas como diabetes, hipertensão arterial ou para pacientes com IMC acima de 40kg/m2.
Consulte um especialista para mais informações. Obesidade tem tratamento!
LEIA TAMBÉM: Feriadão de Carnaval: dicas para manter o metabolismo acelerado