Radiografias odontológicas: com que frequência devo fazer?
As condutas de prevenção de doenças estão cada vez mais em alta e a tendência atual é que cada um de nós se cuide e busque a saúde por meio de cuidados precoces ou preventivos. A medicina indica que determinados exames devem ser feitos de maneira periódica para que em caso de doenças o diagnóstico seja precoce e consequentemente o prognóstico mais favorável.
Mas será que na Odontologia também é assim? Devemos realizar radiografias dos dentes, da boca, de maneira periódica? Te esclareço tudo nessa coluna!
Radiografias são exames altamente indicados em todas as áreas de saúde, pois oferecem imagens de danos ou doenças não visíveis, sendo fundamental para o diagnóstico de vários agravos.
Na infância, é comum que o seu dentista solicite alguns exames odontológicos, pois será seu primeiro contato com o dentista e muitas vezes uma imagem como a radiografia panorâmica é solicitada para uma averiguação geral de toda a boca e dentes: nela conseguimos visualizar se há ausência de algum dente, presença de algum dente a mais, alguma doença ou alguns problemas odontológicos.
Já na primeira consulta com o Ortodontista, esse profissional poderá solicitar alguns outros exames como a Cefalometria (onde será avaliado o crescimento esquelético e posicionamento de alguns dentes), radiografias periapicais (que utilizamos para avaliar os dentes mais de perto, de maneira individual ou com mais detalhes). São exames comuns, habitualmente solicitados.
Porém, a dúvida mais comum não é sobre a infância, mas sim sobre a rotina de cuidados na vida adulta e na terceira idade. E a resposta para esse questionamento é: não é necessário realizar radiografias odontológicas de maneira periódica. Mas é absolutamente indispensável a ida ao dentista periodicamente. E aí sim, nessas consultas, o seu dentista avaliará a necessidade de pedir exames radiográficos ou não.
Portanto, diferentemente de exames médicos radiográficos que devem ser realizados de tempos em tempos (ex: mamografia), na Odontologia os exames só devem ser realizados após uma avaliação cuidadosa do cirurgião dentista e sua solicitação, frente a necessidade avaliada por algum motivo percebido durante a consulta ou para se realizar algum tratamento específico. Mas vale ressaltar que as radiografias odontológicas são exames importantes e muitas vezes imprescindíveis para determinados procedimentos (como extrações dentárias, implantes, canal, tratamento ortodôntico).
LEIA TAMBÉM: Saúde cardiovascular e cirurgia bariátrica: qual a relação?