Fibromialgia: conheça a importância de tratar a doença
Estamos encerrando o FEVEREIRO ROXO, um mês inteiro dedicado à conscientização da Fibromialgia: uma doença real que pode comprometer muito a qualidade de vida!
A FIBROMIALGIA é uma doença que afeta principalmente mulheres, entre 30 e 50 anos de idade, provocando dores difusas no sistema musculoesquelético, acompanhadas por:
– Rigidez articular principalmente ao acordar;
– Sensação de fadiga matinal;
– Sono fracionado e não reparador;
– Dificuldade de concentração;
– Alterações do humor como depressão e ansiedade;
– Síndrome do intestino irritável; dores de cabeça.
Para o diagnóstico, se faz necessária uma avaliação especializada e cuidadosa por profissional experiente em lidar com este tipo de doença, pois não há um exame laboratorial específico capaz de documentar a doença! O diagnóstico correto é feito baseado em testes e questionários médicos validados para esta finalidade.
O tratamento adequado requer uma participação ativa do paciente, pois envolve não apenas o uso de medicações específicas, mas também a prática regular de medidas não farmacológicas, como:
– Atividade física regular;
– Alongamentos;
– Controle do peso;
– Terapia;
– Fisioterapia.
Se você se identifica com estes sintomas, ou conhece alguém portador de Fibromialgia, não deixe de buscar ajuda de um profissional especialista em dor. O cuidado adequado pode devolver qualidade de vida ao paciente, melhorando suas relações interpessoais e sua produtividade no trabalho!
Esperamos que o entendimento e os cuidados com a Fibromialgia possam muito além de apenas um mês do ano! Lembre-se sempre: É POSSÍVEL VIVER SEM DOR!
LEIA TAMBÉM: Só um pouquinho de açúcar branco pode?