Tratamento com alinhadores ortodônticos: o que pode dar errado?
O tratamento com alinhadores tem sido amplamente divulgado tanto pelas empresas fabricantes do produto quanto pelos profissionais que trabalham com essa modalidade de tratamento ortodôntico porque, de fato, são tratamentos eficazes, confortáveis e estéticos.
Não há dúvidas de que, quando bem conduzidos, é um tratamento eficaz para a maioria dos casos e têm se tornado cada vez mais a modalidade preferida dos pacientes.
Mas o que de fato pode dar errado? O que pode resultar em insucesso desse tipo de tratamento? Vou enumerar de maneira bem simples pra você:
1- FALHA NO USO: O fator principal de insucesso no tratamento com alinhadores está associado a colaboração do paciente. Por serem removíveis, o paciente pode não utilizá-lo no tempo recomendado pelo Ortodontista e isso compromete de maneira significativa o resultado. A maioria das empresas recomenda um uso de 22hs por dia.
Se o paciente passa muito tempo sem os alinhadores, o dente pode não “ler” a movimentação prevista para ocorrer naquela etapa e o resultado fica comprometido.
2- FALHA NO TEMPO DE TROCA: Pacientes com pressa de finalizar o tratamento ortodôntico podem comprometer o tratamento caso façam a troca do alinhador antes do tempo orientado pelo Ortodontista. O profissional que está conduzindo o caso irá orientar o paciente em relação ao tempo para troca dos alinhadores (podendo variar entre 10 ou 14 dias geralmente). Esse intervalo deve ser rigorosamente cumprido pelo paciente.
3- PLANEJAMENTO: Como qualquer tratamento, seja com aparelhos fixos ou removíveis, a falha no planejamento está relacionada ao profissional que conduz o caso. Dessa forma, é fundamental que você procure um ESPECIALISTA EM ORTODONTIA para planejar e conduzir todo o tratamento.
4- DENTES QUE NÃO RESPONDEM BEM A MOVIMENTAÇÃO PLANEJADA: Caso tenha sido planejada alguma movimentação e o dente não tenha respondido de maneira satisfatória, tal como aparece no software na simulação do resultado, seu Ortodontista deve identificar as razões para a falha na movimentação e em alguns casos associar mecânicas ou acessórios que auxiliarão na movimentação para que esta ocorra.
5- FALTA DE EXPERIÊNCIA DO PROFISSIONAL: No software de simulação dos resultados, tudo acontece. O profissional deve ser capaz de identificar, através da sua experiência na especialidade, as movimentações que ocorrerão de fato e as que não ocorrerão. Os movimentos dentários que forem identificados como de maior dificuldade devem ter associados a eles mecânicas auxiliares ou acessórios que farão a movimentação ocorrer de maneira mais previsível.
Como qualquer tratamento odontológico, o tratamento com alinhadores também está sujeito a falhas, ligadas ao profissional ou a colaboração do paciente. Além disso, temos a condição individual de cada dente e osso ao redor, que podem comprometer de algumas formas específicas o resultado final. O mais importante é saber que os alinhadores funcionam, mas devem ser bem conduzidos por um profissional capacitado e experiente. E que a colaboração do paciente é fundamental para o sucesso.
LEIA TAMBÉM: Quer mudar? Veja alguns passos que vão ajudar você nesse processo