Lesões suspeitas na boca: quando devo investigar?

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

Segundo o site do INCA, o câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua (assoalho da boca).

É o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

O tabaco e o álcool são os principais fatores de risco para o câncer de boca. Outros fatores como a dieta pobre em frutas e vegetais, a infecção pelo vírus HPV e a exposição dos lábios ao sol sem proteção também aumentam o risco de câncer de boca.

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.

Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

Quando devo procurar um dentista ou médico? De quais lesões devo suspeitar?

1. lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
2.
manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
3. nódulos (caroços) no pescoço;
4. rouquidão persistente;

Em caso de lesões suspeitas, o cirurgião dentista poderá pedir exames complementares como tomografias computadorizadas, ressonância magnética, Ultra Sonografia e para finalizar o diagnóstico, o exame de biópsia. Quanto mais cedo o câncer de boca for detectado, melhores as chances de cura. O auto exame é um importante aliado no diagnóstico precoce e deve ser realizado pelo próprio paciente mensalmente, de preferência.

Não deixe de procurar um dentista em caso de lesões como as descritas acima. O diagnóstico precoce salva vidas!

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto