Entenda como melhorar o sistema imunológico através da atividade física

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

Atividade física moderada é ótima para seu sistema imunológico

Estudos recentes vêm destacando os benefícios surpreendentes da atividade física moderada para a saúde, especialmente em relação ao sistema imunológico. Pesquisas demonstraram que mesmo um curto período de atividade física moderada pode resultar em um aumento significativo no número de células conhecidas como Natural Killer (NK), que desempenham um papel crucial na defesa do organismo contra infecções e até mesmo o câncer.

LEIA TAMBÉM: Lesões suspeitas na boca: quando devo investigar?

As células Natural Killer são uma parte fundamental do sistema imunológico, agindo como uma linha de defesa inicial contra células infectadas por vírus ou câncer. O aumento dessas células após a prática de exercícios moderados sugere que a atividade física pode fortalecer a capacidade do corpo de combater doenças e infecções.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Essa descoberta destaca ainda mais a importância de incorporar atividades físicas regulares em nossa rotina diária. Mesmo uma caminhada rápida, uma corrida leve ou uma sessão de exercícios aeróbicos de baixa intensidade podem desencadear respostas positivas no sistema imunológico, oferecendo uma defesa adicional contra doenças.

Portanto, além dos benefícios conhecidos da atividade física para a saúde cardiovascular e mental, agora temos mais uma razão para manter um estilo de vida ativo. Priorizar até mesmo pequenas doses de exercícios moderados pode fazer uma grande diferença na capacidade do nosso corpo de se proteger contra doenças, fortalecendo o sistema imunológico e promovendo uma vida mais saudável e vibrante.

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni