A língua presa pode causar problemas no adulto?

Foto de Dra. Martha Salim
Dra. Martha Salim

Atualmente muito tem se falado sobre o freio lingual em bebes e crianças, entretanto ainda existem muitas dúvidas sobre essa condição em relação aos adultos.

O frênulo (ou freio) lingual é uma membrana que conecta a língua ao assoalho bucal. Em algumas pessoas, essa estrutura pode estar alterada, inserida próxima à ponta da língua ou ser mais espessa, causando anquiloglossia (limitação da movimentação e posição da língua), popularmente conhecida como língua presa.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

Durante a fase de crescimento do individuo, essa alteração postural da língua causada pelo freio lingual anormal, pode colaborar com a formação de a maloclusões dos dentes. O freio lingual alterado pode causar alterações no crescimento do maxila, levando a um palato (“céu da boca”) estreito, profundo e alongado.

Diversos estudos mostram que a mobilidade restrita da língua está associada ao estreitamento do arco maxilar e ao alongamento do palato mole. Esses achados sugerem que variações na mobilidade da língua podem, sim, afetar o desenvolvimento dos ossos maxilares

Além dos problemas já conhecidos de dificuldade de sucção, amamentação, deglutição em bebes e poder ser causa de alterações na fala em crianças, o freio lingual mal posicionado pode mesmo estar relacionados a problemas respiratórios no adulto, como a apneia obstrutiva sendo uma das possíveis fatores que podem em alguns casos colaborar com a posição alterada da língua durante o sono.

Alteração na postura da língua, que fica mais baixa e para trás, ocupando o espaço da via aérea posterior, pode ser um fator que colabora com apneia obstrutiva do sono.

Além disso, a alteração da posição da língua e dos movimentos de deglutição, podem alterar toda a musculatura orofacial, aumentando a chance de desenvolver transtornos musculares do aparelho mastigatório (DTM muscular).

A avaliação do frênulo lingual deve ser sempre realizada por profissionais da área da saúde; médicos, fonoaudiólogos e dentistas estão capacitados para avaliar em conjunto a necessidade ou não da correção cirúrgica do freio lingual alterado, avaliando a necessidade individual de cada paciente, uma vez que nem todos os casos são indicativos de cirurgia.

Nos casos em que a cirurgia está indicada, existem muitas vantagens na cirurgia do freio lingual realizado através do laser de alta potência, que proporciona melhor recuperação.

Nos casos em que a cirurgia está indicada, deve-se planejar cuidadosamente o melhor momento para que seja realizado com segurança.

Foto de Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim

Doutorado em Cirurgia Bucomaxilofacial (UNESP); Mestrado em Patologia Bucodental (UFF); Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (UERJ); Capacitação em Odontologia Do Sono; Capacitação em Sedação com ÓXido Nitroso; Graduação em Odontologia (UFES); Atua como professora de Cirurgia Bucomaxilofacial da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Revisora Científica das Revistas: Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS) e Brazilian Dental Science (BDS). Autora dos livros "Cirurgia Bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento" (1 e 2 edições), Anestesia Local e Geral na Prática Odontológica, além de colaborar com 38 capítulos de livros e artigos científicos publicados. @dramarthasalim