Irisina: o hormônio do exercício e seus benefícios para a saúde
Você já ouviu falar sobre a irisina? Esse hormônio, foi descoberto recentemente, tem sido chamado ” hormônio do exercício”.
É produzido pelos músculos durante a prática de exercícios físicos. Seu nome é uma homenagem à deusa grega Íris, mensageira dos Deuses, simbolizando como a irisina transmite sinais benéficos para todo o corpo.
LEIA TAMBÉM: Medo, fobia, ansiedade: o que podemos fazer para não comprometer a saúde bucal?
Quando você se exercita, seus músculos se contraem e liberam essa molécula na corrente sanguínea, que vai atuar em diversos órgãos e sistemas, promovendo uma série de benefícios. Entre eles:
1. Conversão da gordura branca em gordura marrom, o que pode contribuir para a perda de peso, uma vez que a gordura marrom é termogênica.
2. Melhora na sensibilidade à Insulina, ajudando a controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue.
3. Aumento da massa muscular, além de ser produzida nos músculos contribui para o crescimento e manutenção da massa muscular.
4. Benefícios para o cérebro, melhora da memória, proteção contra o Alzheimer.
Como aumentar os níveis de irisina? Praticando exercícios físicos regularmente, principalmente os de média e alta intensidade além do exercício de força.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!
A irisina é uma das razões pelas quais a atividade física é tão benéfica para a saúde. Ao se exercitar você não só melhora a sua forma física, mas também promove saúde em todo o corpo. Não fique parado!