Cuidados paliativos: um olhar humano e integral para a saúde

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Quando falamos sobre saúde, muitas vezes pensamos em curas e tratamentos para doenças. No entanto, há momentos em que o foco deve ser alívio do sofrimento e a melhora da qualidade de vida. É aí que entram os cuidados paliativos, uma abordagem essencial para pacientes com doenças graves ou terminais, incluindo muitas condições cardíacas.

LEIA TAMBÉM: Rouquidão persistente: saiba quando procurar ajuda

Os cuidados paliativos são uma abordagem médica que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas ou em estágio avançado. Ao invés de focar na cura da doença, os cuidados concentram – se no alívio dos sintomas, controle da dor e suporte emocional, social e espiritual. Eles podem ser aplicados em qualquer fase da doença, não apenas no final da vida.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Doenças cardíacas crônicas, como insuficiência cardíaca congestiva e cardiopatias avançadas, podem causar grande sofrimento e limitar a vida diária dos pacientes. Os cuidados paliativos oferecem suporte para:

– Alívio da dor e sintomas: medicamentos e terapias para controle da dor, falta de ar, fadiga;

– Apoio emocional: psicólogos, psquiatras que ajudam a lidar com o estresse, ansiedade e depressão que podem acompanhar doenças graves;

– Suporte familiar: orientação e apoio para familiares e cuidadores, ajudando-os a entender e enfrentar a situação;

– Decisões sobre o tratamento: levando em conta os valores e desejos do paciente.

Os cuidados paliativos são oferecidos por uma equipe multidisciplinar, de forma individualizada, considerando as necessidades físicas, emocionais e espirituais de cada paciente.

Esses cuidados proporcionam qualidade de vida e um ambiente mais tranquilo e confortável para o paciente e sua família.
A. Abordagem centrada no paciente é fundamental para proporcionar conforto, dignidade e paz durante os desafios da doença.

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich