Como lidar com conversas difíceis: a importância da boa comunicação

Foto de Dra Carolina Anhoque
Dra Carolina Anhoque

Todos nós enfrentamos situações em que precisamos discutir assuntos delicados e desafiadores, seja em nossas relações pessoais ou profissionais. Saber como conduzir uma conversa difícil pode ser a chave para fortalecer relacionamentos e promover colaboração.

Muitas vezes, um conflito não é resolvido eficazmente devido à forma como a comunicação é conduzida, e por outro lado, a falta de atenção à forma de expressão pode também gerar conflitos.

Então, como abordar esses assuntos de maneira assertiva?

1. Crie um ambiente de comunicação positiva

Antes de iniciar a conversa, estabeleça um canal de comunicação positivo. Mostre sua intenção de maneira clara, por exemplo: “Gostaria de conversar com você sobre um assunto importante. Quando seria um bom momento para falarmos?” ou “há um tempo venho pensando em discutir um tema delicado com você.”

2. Apresente os fatos de forma neutra

Comece sua fala com uma descrição objetiva dos fatos. Evite julgamentos pessoais e foque em relatar o que aconteceu do seu ponto de vista. Deixe claro que se trata da sua perspectiva e que está baseada em seus valores e interpretações.

Dica 1: Tenha clareza sobre o que deseja alcançar com a conversa. Qual é o seu objetivo final?

Dica 2: Faça uma autoanálise dos seus sentimentos. Pergunte a si mesmo: “Como estou me sentindo em relação a essa situação? Quais emoções o problema está despertando em mim? O que está em jogo para mim?”

3. Pratique a escuta ativa

Nesse momento esteja disposto a ouvir atentamente a outra pessoa, sem interrupções. Evite julgamentos e concentre-se em entender as necessidades e perspectivas do outro.

4. Trabalhe juntos para encontrar soluções

Colabore na busca de soluções para a situação. Faça pedidos claros, em vez de exigências. Estabeleça acordos e combinados, incluindo prazos e ações desejadas por ambas as partes.

5. Encerre a conversa de forma positiva

Ao final, agradeça pela oportunidade de conversar e pelo tempo dedicado à discussão.

Nossa comunicação é o que fortalece nossas relações. Não permita que o desconforto o impeça de estabelecer uma comunicação eficaz. Confie em sua capacidade de conduzir a conversa de forma produtiva. Siga estes passos para criar um ambiente comunicativo positivo e colaborativo

Foto de Dra Carolina Anhoque

Dra Carolina Anhoque

Fonoaudióloga; Especialista em Voz; Mestre em ciências fisiológicas; Doutora em Neurociências; Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Coordenadora do Núcleo de Voz do ES (VozES). @carol_anhoque @VozesUfes