Radiografia de mão e punho: por que o ortodontista pede esse exame?

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

A radiografia carpal ou raio x de mão e punho é uma antiga aliada da Odontologia e especialmente da Ortodontia. Esse exame simples nos auxilia para avaliação da idade óssea do paciente que pode não coincidir com a idade cronológica.

A Radiografia carpal é uma técnica que permite mensurar o crescimento ósseo infantil e a avaliação do grau de maturação dos ossos.

LEIA TAMBÉM: Vacina contra o herpes-zóster pode ajudar indiretamente no controle da dor?

Este exame auxilia na determinação da curva de crescimento do paciente, que estima o estágio de desenvolvimento da criança, orientando também o melhor momento para a realização de um tratamento ortodôntico.

Através desse exame podemos definir o momento ideal para o tratamento de posicionamentos inadequados dos ossos da face, aproveitando a janela de crescimento e tornando o tratamento mais assertivo e eficaz.

O ideal é que a radiografia carpal seja solicitada para as crianças quando há a troca dos molares de leite (chegada dos pré molares permanentes). Há uma correlação do início do crescimento puberal com a chegada desses dentes à boca.

As meninas tendem a chegar ao pico do crescimento antes dos meninos, com cerca de 10-12 anos, enquanto os meninos chegam com 10-12 anos.

A curva de crescimento sinaliza para o Ortodontista se o paciente ainda tem potencial de crescimento ou não. Se o momento em que o paciente se encontra é o mais assertivo para iniciar o tratamento, se a janela de crescimento já foi perdida ou se devo aguardar para entrar com alguma mecânica para movimentação dos ossos da face.

As crianças devem ser avaliadas pelo Ortodontista por volta dos 6 anos de idade. Após a primeira consulta, o profissional determinará se é necessário tratar qualquer problema naquele momento ou se deve-se aguardar e acompanhar.

O tratamento instituído no momento certo minimiza a chance de cirurgias no futuro, de extrações de dentes, previne tratamentos mais longos e invasivos e possibilita correções nos ossos da face, não mais possíveis quando findado o crescimento.

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto