Quadro de rotina: saiba como fazer para o seu filho e quais os benefícios

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Psi. Renata Bedran

O quadro de rotina é uma ferramenta visual que ajuda a organizar e planejar as atividades diárias de uma pessoa. Ele é especialmente útil para crianças pois as ajuda a ter uma rotina mais estruturada e organizada.

Essa ferramenta faz parte de um conjunto de 52 estratégias que a disciplina positiva recomenda para melhorar as habilidades de mães e pais na educação com seus filhos. A disciplina positiva trabalha com teoria aliada a prática, propondo soluções efetivas na formação de crianças. E o quadro de rotina é uma das soluções práticas para o dia a dia.

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Essa estratégia auxilia na previsibilidade do dia a dia da criança, deixando-a mais segura, tendo em vista que ela sabe o que acontecerá na sequência. Quando a criança já sabe o que vai acontecer depois, ela se prepara, tanto de corpo quanto de mente.

Outros benefícios do quadro de rotina:

1) Promove a autonomia: ao visualizar as atividades do dia, as crianças podem entender o que é esperado delas e começam a realizar as tarefas sozinhas, desenvolvendo independência;

2) Reduz a ansiedade: com um quadro de rotina, as crianças sabem o que vem a seguir, o que diminui a ansiedade e o medo do desconhecido. Isso é especialmente útil para crianças que têm dificuldade com mudanças;

3) Ensina responsabilidade: ao seguir um quadro de rotina, a criança aprende a se organizar, cumprir prazos e entender o impacto de suas ações;

4) Melhora o comportamento: com uma rotina clara, há menos espaço para discussões e mal-entendidos, o que resulta em menos conflitos e comportamentos desafiadores;

5) Facilita a transição entre atividades: ao visualizar a próxima tarefa no quadro, as transições entre atividades, que costumam ser momentos de tensão, se tornam mais suaves;

6) Fortalece o vínculo entre pais e filhos: o quadro de rotina pode ser uma ferramenta colaborativa entre pais e filhos, criando um momento de conexão e diálogo ao planejar as atividades juntos.

Como criar o quadro de rotina:

O quadro de rotina tem mais relevância a partir do momento que a criança começa o desenvolvimento da linguagem e apresenta condições de aprendizagem que facilitem a sua participação na construção da ferramenta. É importante monta-lo com a criança, de preferência com figuras, e que ele fique visível e de fácil acesso pra ela.

Para montar o quadro, podemos colar fotos que simbolizem alguma atividade do dia, como por exemplo, uma criança escovando os dentes, se vestindo ou dormindo, ou fazendo natação. Podemos também imprimir essas fotos da internet e a criança colorir, ou ainda tirar fotos da criança fazendo essas atividades e depois pregar no quadro.

É importante que a criança sinta que participou do processo de montagem e da escolha das atividades do quadro. Caso a criança já consiga desenhar, ela pode fazer as rotinas com seu próprio desenho.

Aqui na minha casa, eu comecei a usar o quadro com a minha filha, desde que ela tinha 2 anos e 8 meses, que foi quando ela entrou na creche e precisamos ter um rotina com horários mais certinhos. O quadro era de imã e ficava na geladeira. Ele era dividido em dias da semana e em manhã, tarde e noite. E as pecinhas que entravam em cada parte do dia também eram de imã, e ela mesma os colocava na devida sequência.

Durante o desenvolvimento dessa estratégia, convide a criança a pensar na sequência, como por exemplo: “o que fazemos após o banho”? Aposte em perguntas curiosas e deixe que os pequenos respondam o que deve ser feito. Com isso, incentivamos a autonomia, a criatividade, e o senso de cooperação.

O quadro de rotina é uma das ferramentas para evitar e minimizar conflitos no dia a dia das famílias, principalmente nos horários mais turbulentos, como o período da manhã, antes de sair de casa para escola, e à noite, antes de dormir. Além disso, quanto mais oportunidades criamos para que as crianças realizem suas tarefas com autonomia, mais elas se sentirão capazes.

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Psi. Renata Bedran

Psicóloga Clínica e Educadora Parental em Disciplina Positiva. Certificada em Disciplina Positiva pela DPA-USA. Graduada em publicidade e marketing pela Emerson College, Boston, USA. Pós graduada em Psicologia Hospitalar e Pós graduada em Educação Positiva. Trabalha orientando os pais de crianças da primeira infância em como educar os filhos com respeito e empatia. Atua também como psicóloga infantil. @psi.renatabedran