Outubro Rosa X Câncer de mama: a importância da prevenção

Foto de Dra. Guacyra Muzzi
Dra. Guacyra Muzzi

Iniciamos mais um mês de Outubro e ele está todo colorido de ROSA para nos lembrar da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Este é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo! Uma vez realizado o diagnóstico, a mulher precisa ser submetida à retirada completa (mastectomia) ou parcial (segmentectomia) da mama, além de eventuais tratamentos adjuvantes, como a quimioterapia e a radioterapia, os quais podem trazer efeitos indesejados, como: dor persistente no pós-operatório, queda de cabelo, ansiedade e depressão.

LEIA TAMBÉM: Resíduos plásticos gerados pelos alinhadores dentários: soluções e impactos

Além da doença propriamente dita, o diagnóstico do câncer de mama traz consigo medos e inseguranças, afinal a mama é um símbolo da feminilidade, e diante da ameaça de sua ressecção é natural que sintamos angústia e uma sensação de mutilação.

Por todas essas razões, estamos cada vez mais unidos contra o câncer de mama! E as medidas preventivas serão sempre o melhor remédio, então fique atento a algumas dicas importantes para prevenção do câncer de mama:

Combata a obesidade, com alimentação balanceada pobre em gorduras saturadas e carboidratos e rica em proteínas;

Pratique atividade física regular;

Não fume! O cigarro pode aumentar muito a chance do câncer de mama;

Cuide do seu sono! Uma boa noite de sono reparadora é fundamental para o equilíbrio do organismo;

Visite anualmente seu ginecologista e faça os exames de rotina que forem necessários para cada caso, principalmente se houver casos de câncer de mama ou ovário em parentes próximos. O diagnóstico precoce de qualquer tipo de câncer aumenta as chances de sucesso no tratamento e reduz as possibilidades de sequelas.

Ajude-nos a colorir este mês de Outubro com muitos de ROSA e a levar adiante essas informações valiosas! Juntos somos mais fortes contra o câncer de mama!

Foto de Dra. Guacyra Muzzi

Dra. Guacyra Muzzi

Médica Anestesiologista, especialista em Cuidados ao Paciente com Dor no Hospital Sírio Libanês. Especialista em Intervenção em Dor pela USP/ Ribeirão Preto. Responsável pelo ambulatório de Dor Oncológica do Hospital Santa Rita de Cássia. @draguacyramuzzi