7 Perguntas sobre o tratamento ortodôntico com alinhadores

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

Os alinhadores ortodônticos vêm ganhando cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos e as empresas odontológicas estão investindo muito nesse setor. Com o avanço da tecnologia e a possibilidade de um planejamento digital, mais confortável para o paciente e por vezes mais preciso nas movimentações, a tendência é que o mercado cresça cada vez mais.

LEIA TAMBÉM: Auto exame oral: 10 passos para identificar o câncer de boca

Os alinhadores são confortáveis, estéticos e removíveis, permitindo uma melhor higienização dos dentes e gengivas. Mas apesar de serem amplamente divulgados, muitos pacientes ainda têm dúvidas sobre essa tecnologia. Enumeramos aqui as principais dúvidas que chegam ao consultório:

1- O tratamento é mais rápido?

Depende! Para alguns casos, tratar com alinhadores pode sim ser uma opção de tratamento mais ágil. O que determina a rapidez é o tipo de má oclusão e de movimento necessário para a correção. Somente o Ortodontista poderá responder avaliando o caso individualmente. O fato de ser removível atrapalha um pouquinho na celeridade do tratamento, uma vez que o paciente precisa colaborar e usar o aparelho 22hs por dia. A falha no tempo de uso é determinante para o insucesso.

2- Todos os casos podem ser tratados com alinhadores?

A maioria dos casos sim, utilizando acessórios como miniimplantes e elásticos, por exemplo. Porém essa também é uma decisão individual do Ortodontista avaliando a dificuldade da movimentação, idade do paciente e mecânicas necessárias.

Alguns ortodontistas preferem os aparelhos fixos para tratar casos onde extrações são necessárias para a correção do problema, por ex.

Portanto confie mais no especialista que você escolher do que no aparelho a ser indicado. Fixo ou alinhador, o aparelho é somente uma ferramenta de correção.

3- Tratar com alinhadores dói menos?

Geralmente sim. Mas é importante lembrar que nenhum tratamento ortodôntico será 100% indolor visto que para que se ocorra a movimentação dentária deve-se haver áreas de pressão e alívio. Nos momentos de troca de um alinhador para o outro, a pressão é um pouco maior, mas há um alívio após os primeiros dias.

4- É indicado para todas as idades?

Não há contra indicação em relação a idade, somente planejamento individualizado. Adultos e idosos podem precisar aumentar o tempo de troca entre um alinhador e outro.

Crianças que ainda estão trocando os dentes podem passar por desadaptações do aparelho com a chegada de um dente permanente, o que deve demandar novo escaneamento e confecção de novos alinhadores que se encaixarão melhor no arco. Algumas empresas têm modalidades específicas para a infância, já pensando em demandas como essa.

5- Preciso usar o dia todo?

Costumo orientar meus pacientes que o tratamento é com aparelhos removíveis mas a mentalidade é de aparelho fixo! O ideal é que o uso seja de 22hs por dia, ou seja, remover o aparelho somente para alimentação e higienização. A falha no tempo de uso é sinônimo de insucesso das movimentações e pode causar a desadaptação dos alinhadores.

6- Como o plástico consegue movimentar os dentes?

Dentro dos alinhadores existem áreas de pressão e alívio que forçam os dentes para levá-los para a posição final planejada. A troca dos alinhadores promove a movimentação gradativa dos dentes. O planejamento é totalmente digital e o seu Ortodontista determina quais serão as movimentações necessárias para alcançar a posição ideal dos dentes.

As empresas somente seguem as orientações do profissional, não planejam nenhuma movimentação. A partir dessas orientações, os alinhadores são confeccionados em sequência para realizarem as movimentações planejadas.

7- Preciso ir ao ortodontista todo mês para acompanhar meu tratamento?

O tempo entre as consultas necessárias será determinado pelo Ortodontista, baseado no planejamento. Geralmente o paciente retorna de 45/45 dias. Importante ressaltar que o acompanhamento é fundamental para um bom resultado, monitorando as movimentações.

Sem dúvidas os alinhadores são ótima opção de tratamento ortodôntico. Práticos, estéticos e confortáveis, facilitam de maneira importante a higienização dos dentes. Procure sempre um especialista para avaliação do seu caso, lembrando que o profissional é o grande maestro que conduzirá o tratamento.

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto