O poder do brincar livre no desenvolvimento das crianças

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Psi. Renata Bedran

Brincar é o trabalho da infância. Diversos estudos realizados com jovens mamíferos, incluindo ratos, macacos e seres humanos, demonstram que eles não apenas desejam brincar, mas também precisam disso para um desenvolvimento saudável. Quando privados de oportunidades para brincar, sofrem impactos significativos em sua saúde social, cognitiva e emocional.

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Ao brincar, as crianças desenvolvem habilidades fundamentais para a vida adulta de maneira natural e eficaz, alinhada ao funcionamento do cérebro. Esse aprendizado ocorre por meio de atividades repetitivas que oferecem feedback constante – seja para indicar sucesso ou falhas – em um ambiente seguro e de baixo risco.

A brincadeira física, especialmente ao ar livre e com crianças de idades variadas, é uma das formas mais saudáveis e benéficas de brincar. O contato com atividades que envolvem algum nível de risco físico é essencial para que as crianças aprendam a cuidar de si mesmas e umas das outras, desenvolvendo autonomia e resiliência.

Um aspecto central do brincar livre é que ele permite que erros sejam enfrentados sem grandes consequências. Através de tentativa e erro, as crianças pequenas desenvolvem habilidades que as prepararão para desafios mais complexos no futuro. Não é a lição de casa, nem as aulas sobre regulação emocional, que promovem esse aprendizado de forma mais eficiente, mas a prática cotidiana do brincar.

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Nas brincadeiras livres, sem supervisão constante de adultos, as crianças aprendem a lidar com suas emoções, a superar pequenas frustrações e a compreender os sentimentos dos outros. É nesse espaço que desenvolvem habilidades sociais essenciais, como compartilhar, resolver conflitos e respeitar regras coletivas. Essa motivação intrínseca surge do desejo de se sentirem incluídas e de manterem a diversão.

O brincar livre, portanto, não é apenas uma atividade recreativa, mas um elemento essencial para o crescimento integral de uma criança, ajudando-a a se tornar um adulto mais equilibrado, competente e feliz.

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Psi. Renata Bedran

Psicóloga Clínica e Educadora Parental em Disciplina Positiva. Certificada em Disciplina Positiva pela DPA-USA. Graduada em publicidade e marketing pela Emerson College, Boston, USA. Pós graduada em Psicologia Hospitalar e Pós graduada em Educação Positiva. Trabalha orientando os pais de crianças da primeira infância em como educar os filhos com respeito e empatia. Atua também como psicóloga infantil. @psi.renatabedran