5 estratégias para evitar exageros nas festas de fim de ano

Foto de Isabele Lessa
Isabele Lessa

As festas de fim de ano são momentos de muita celebração e a comida ocupa um papel central nessa tradição. Muitas vezes, esse período vem acompanhado de vários exageros à mesa e aquela sensação de culpa no dia seguinte por ter comido mais do que o necessário. É comum que junto com essa culpa e arrependimento venha mais vontade de comer aquelas coisas gostosas, porque aquele pensamento “já que eu chutei o balde…” toma conta de você.

LEIA TAMBÉM: 6 técnicas de relaxamento para te ajudar a reduzir o bruxismo

Mas você não precisa cair nesse ciclo! É possível aproveitar a ceia e manter o equilíbrio sem abrir mão dos prazeres das festas e sem exagerar.

ESTRATÉGIAS PARA VOCÊ COLOCAR EM PRÁTICA NESSE FINAL DE ANO

* Chegue à ceia sem fome extrema:

Evite ficar o dia inteiro sem comer para “economizar calorias”. Isso só aumenta as chances de exagerar durante a ceia porque você vai chegar com muita fome. Faça refeições leves e nutritivas ao longo do dia, priorizando alimentos fontes de fibras (verduras, legumes e frutas) e proteínas para controlar a fome.

* Escolha a comida que vale a pena:

Você não precisa comer de tudo. Primeiro, observe as opções e priorize aquilo que você realmente gosta. Evite comer por impulso ou só “porque está ali”. Prefira pratos que tragam prazer e satisfação, mas não ignore as opções que tenham saladas e frutas. Essas opções são [otimas aliadas para ter uma refeição nutritiva, mesmo em dias de festas.

* Coma devagar e aprecie:

Desacelere durante a ceia. Mastigue devagar e aproveite cada sabor. Isso ajuda o corpo a reconhecer os sinais de saciedade, evitando exageros.

* Não se culpe pelos excessos:

Se você acabou comendo mais do que o planejado, tudo bem! O importante é não transformar isso em culpa ou em justificativa para continuar exagerando nos dias seguintes. O equilíbrio é construído ao longo do tempo, não em uma única refeição.

* Cuide do dia seguinte:

Evite compensar exageros com dietas restritivas ou longos jejuns. Isso só aumenta a fome e a chance de você repetir o ciclo do exagero. No dia seguinte, foque em refeições leves, ricas em vegetais, proteínas de boa qualidade e bastante água para ajudar na hidratação e digestão.

A ceia de Natal ou Réveillon não precisa ser sinônimo de exagero ou de culpa. Com essas estratégias, você pode desfrutar das festas com leveza, equilíbrio e, acima de tudo, prazer. Lembre-se que, apesar de ser uma parte muito importante dessas festas, a comida não precisa ser o seu maior foco, afinal, o mais importante é celebrar os momentos especiais com quem você ama – e isso vai muito além do que está no prato.

Foto de Isabele Lessa

Isabele Lessa

Nutricionista Clínica e Comportamental, especialista em Saúde da Família e seu objetivo aqui na coluna Vida Saudável é trazer informações sobre alimentação saudável e comportamento alimentar sem terrorismo nutricional. @nutribelelessa