Os desafios e cuidados ao viajar com as crianças
Quem não gosta de viajar em família?! E quando não queremos deixar nossas crianças para trás de jeito nenhum?
No entanto, para que as memórias se tornem inesquecíveis, é necessário ir muito mais além do que sonhar e ter boa vontade. Ter um pouco mais de planejamento e organização conforme o tipo de viagem, época do ano, meio de transporte e diversos fatores irá facilitar bastante as viagens com os pequenos.
Começando pelo meio de transporte, se a viagem for de avião, coloque a criança para sugar na decolagem e aterrissagem (seja leite materno, mamadeira ou até mesmo uma água no canudinho) para reduzir a pressão no ouvido. Se programe para ter distrações e alimentos habituais caso a viagem seja longa. Se o veículo for carro, que tal iniciar a viagem no horário de sono da criança?
No decorrer dos dias, tente manter a rotina bem próxima da habitual, mesmo que o local tenha um fuso horário diferente. Um objeto de apego (por exemplo: o brinquedo preferido) pode ajudar a criança a se sentir mais segura com a mudança da rotina.
É importante evitar excessos, seja na quantidade de roupas na mala, nos alimentos ao longo da viagem e nos estímulos muito diferentes, pois eles podem dificultar a adaptação ao longo da viagem.
E por último, leve uma farmacinha básica de acordo com a prescrição do pediatra que acompanha vocês. Sempre oriento que leve ao menos antitérmicos / analgésicos, medicação de vômito e um antialérgico.
Depois de tudo prontinho é só curtir bastante cada momento.