Primeiros 1000 dias: como cuidar do seu bebê nesse período evita doenças no futuro
Se você pudesse fazer algo para prevenir o surgimento de doenças no seu filho, você faria? E se eu te disser que isso é possível se você caprichar nos bons hábitos durante os primeiros 1000 dias de vida da criança?
O que usualmente chamamos de “1000 dias” compreende o período da gestação (270 dias) + 1.º ano de vida (365 dias) + 2.º ano de vida (365 dias). Os profissionais que cuidam da saúde das crianças enxergam esse período como uma janela de oportunidades, já que a adoção de bons hábitos alimentares e bons estímulos são capazes de determinar todo o desenvolvimento e metabolismo do futuro dessa criança. É o que chamamos de imprinting Metabólico.
O fato da contagem se iniciar na concepção se justifica exatamente porque a gestação impacta Na saúde física e no desenvolvimento do feto. Você sabia que, com 12 semanas de gestação, o líquido amniótico tem o mesmo sabor do que a mãe se alimenta?
Cabe acrescentar que a medicina já está estudando a importância dos 100 dias antes da gestação, levando em consideração até o estado de saúde dos genitores no momento da concepção. Assim, temos que estimular desde o princípio os hábitos alimentares saudáveis para a toda a família.
Especialmente para as crianças até os 2 anos de vida, é de extrema importância não oferecer produtos com calorias vazias, como industrializados e açucares, pois, os hábitos adquiridos neste período serão os que tem maior probabilidade de serem levados por toda a vida.
Portanto, vamos aproveitar essa janela de oportunidades para oferecer o que há de mais saudável para as crianças. É um período precioso e de extrema relevância em função do grande impacto permanente ao longo da vida dos adultos das próximas gerações.