Campanha Agosto Azul e Vermelho alerta para os cuidados com a saúde vascular
Você já ouviu falar na campanha “Agosto Azul e Vermelho?” Este ano a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – SBACV – lançou a nível nacional a segunda edição da campanha que visa a conscientização da população sobre as doenças vasculares e as suas diversas formas de prevenção.
Através de divulgação de informação de qualidade e outras ações diversas, a SBACV orienta a população sobre os diversos sinais e sintomas das doenças vasculares, esclarece sobre os mitos e verdades que circulam principalmente nas redes sociais, ensina sobre hábitos saudáveis para prevenção e tenta orientar sobre o momento certo para procurar um especialista em angiologia ou cirurgia vascular para um correto diagnóstico e tratamento.
Mas qual a razão do uso do “azul e vermelho”? Há muito tempo estas cores representam no nosso meio a circulação do nosso corpo, com o azul representando as veias e o vermelho representando as artérias. Uma vez que a campanha visa alcançar o maior número de pessoas possível, nada mais criativo que já usar as cores que já estão no imaginário da população para dar fluidez para a campanha.
O estresse, a alimentação desregulada e sem horários determinados, as doenças como diabetes e hipertensão arterial, o tabagismo, a obesidade e a falta de atividade física estão cada vez mais prevalentes na nossa sociedade. A soma destes fatores de risco, além da predisposição genética de cada indivíduo, vai agredindo a nossa circulação e provocando alterações progressivas, as quais vão gerar sintomas. Dores nos membros inferiores, dificuldade para caminhar, feridas que não cicatrizam, alterações de coloração da pele, principalmente dos pés e pernas, edema e formigamento são as queixas mais frequentes relatadas pelos pacientes.
Percebe-se que a maioria dos fatores de risco citados e que estão associados às doenças vasculares são evitáveis ou controláveis, visto a maioria estar associada com nossos hábitos de vida! Daí o papel importante da campanha. A força tarefa para divulgação de informação de qualidade ajuda a difundir na população hábitos de vida mais saudáveis que vão refletir não só na nossa saúde vascular, como também na nossa saúde global a longo prazo.
O Estado do Espírito Santo já está fazendo a sua parte! Diversos prédio e monumentos públicos estão sendo iluminados este mês com as cores azul e vermelha. Então não perca tempo, previna-se! Adote um estilo de vida mais saudável, com uma dieta balanceada, com o controle da obesidade e a prática de atividade física regular. Evite o tabagismo. E caso tenha algum sintoma ou dúvida, procure seu angiologista ou cirurgião vascular de confiança para uma avaliação adequada.