Clareamento dental dói? Pode levar a perda do esmalte dos dentes?
O Clareamento Dental pode ocorrer em dentes sadios, bem como em dentes que tiveram o canal tratado. É comum, com o passar do tempo, ocorrer o escurecimento dos dentes por hábitos como tomar café, refrigerantes, ou comidas condimentadas escuras, utilizadas de forma excessiva.
Talvez, você nem perceba este hábito ou saiba quais são estes produtos, ou alimentos que possam levar ao manchamento. Ou ainda, o motivo porque o seu dente escureceu após um tratamento do canal.
Segundo dados da SBOE, mais de 70% da população brasileira, apresentam hábitos deletérios ao esmalte dental, pelo uso indiscriminado de flúor e medicamentos na infância, quando o dente ainda estava em formação, bem como o uso de refrigerantes, cafés, chás, pelos jovens e adultos, levando a defeitos e má formação dos dentes, como escurecimento dental, manchas hipoplásicas, dentinogênese imperfeita, entre outros.
Além disto, a falta de uma higienização correta leva ao escurecimento progressivo dos dentes e inflamação das gengivas, trazendo uma aparência desagradável, o que muitas vezes pode ser facilmente corrigida quando associamos previamente ao clareamento dental, procedimentos simples de limpeza dos dentes, como o ultra som. Ainda, o uso de produtos clareadores e bochechos com soluções antibacterianas, também favorecem a melhoria não só da beleza do sorriso dental pelo clareamento, bem como da saúde gengival.
Portanto, é importante limitar o consumo de alimentos e bebidas que levem ao manchamento dos dentes e inflamação das gengivas.
A adequada orientação na higienização dos dentes, com técnicas adequadas e a remoção de hábitos inadequados, devem ser estimulados e reaprendidos para o sucesso dos tratamentos e manutenção da beleza e saúde tanto dos dentes quanto das gengivas.