Sua gengiva é saliente? Entenda como tratar.
O sorriso é uma das caraterísticas mais marcantes de uma pessoa. Ele é responsável pelo aumento da autoestima e diz muito sobre a saúde bucal. No entanto, quando está “fora de compasso”, pode se tornar sinônimo de vergonha e constrangimento para muitos. É o caso do sorriso gengival.
O sorriso gengival é aquele que promove uma grande exposição da gengiva, normalmente ultrapassando 4 milímetros. Ou seja, ele é marcado por aquela faixa de gengiva que pode acabar roubando a atenção na hora de sorrir.
A maioria das pessoas não gosta desse tipo de sorriso, o que pode comprometer a autoestima e a confiança, trazendo muitos prejuízos para a vida social. Essa condição afeta 10% da população mundial entre 20 e 30 anos de idade, acometendo mais mulheres que homens, em uma proporção de dois para um.
Os principais fatores que podem causar o sorriso gengival são:
• Problemas musculares;
• Problemas esqueléticos;
• Problemas dentários e
• Problemas gengivais.
Existem alguns tipos de intervenção que estão entre as mais comuns.
• Problemas Gengivais: cirurgia plástica periodontal
A cirurgia plástica gengival tem como objetivo reconstruir a gengiva, quando o paciente tem excesso de gengiva. Nesse procedimento o periodontista remove um pouco da gengiva em excesso, diminuindo sua exposição, fazendo com que o paciente mostre mais os dentes no sorriso, deixando-o mais harmonioso e estético. O especialista irá determinar se essa cirurgia é viável para o caso e se resolverá o problema.
• Problemas musculares: Aplicação de toxina botulínica
A aplicação da toxina (também conhecido como Botox) acontece em cada lado da face para segurar a tração do lábio superior para cima, fazendo com que a gengiva não apareça tanto. Essa é uma maneira interessante de controlar a situação e garantir um sorriso mais harmônico. A desvantagem é que o efeito da toxina costuma passar após 4 a 6 meses, fazendo com que seja necessária uma nova aplicação para garantir os benefícios.
• Problemas dentários: Tratamentos ortodônticos
Não é a causa mais comum. Em alguns casos, é possível corrigir o problema através de algumas movimentações dentárias que geralmente envolvem os dentes da frente que podem estar demasiadamente expostos. Movimentos específicos, às vezes associados a miniimplantes podem melhorar a condição.
• Problemas esqueléticos
Esse problema é caracterizado quando o paciente apresenta a altura do osso maxilar muito grande. Pacientes que tem grande exposição gengival causada por esse excesso vertical resolvem o caso definitivamente através da cirurgia ortognática, que na maioria das vezes envolve um tratamento com aparelho antes.
Outros fatores também podem ocasionar o sorriso gengival como distúrbios hormonais, lábios pequenos e hipertrofia gengival. É sempre bom procurar ajuda e orientação de um profissional capacitado, pois ele pode entender melhor o que ocasiona o seu sorriso gengival e, se julgar necessário, qual seria a forma mais indicada para corrigi-lo.
Independente do fator que possa atingir o paciente, existe um tratamento adequado para cada problema estético. O especialista está preparado para diagnosticar a causa e definir o melhor plano de tratamento para devolver um sorriso mais harmônico e confiante.