Setembro Verde: mês da prevenção do Câncer Colorretal
2° Câncer mais comum entre Mulheres e Homens, estima-se mais de 40.000 casos novos em 2022 no Brasil, 1000 casos só no Espírito Santo, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Fatores como obesidade, tabagismo, consumo exagerado de embutidos e defumados, alimentos processados, carne vermelha aliado a uma dieta pobre em verduras e Legumes aumentam os riscos desse tipo de Câncer.
Quem tem na família próxima (Pais, avós, tios e irmãos) casos de câncer do Intestino grosso e Reto também possuem risco aumentado em desenvolver tal tipo de tumor.
A boa notícia é que existe prevenção para esse tipo de câncer e quando descoberto nas fases iniciais as chances de cura ultrapassam 90%.
A colonoscopia é o exame mais indicado no diagnóstico e prevenção do câncer colorretal. Recomendado para toda população após 45 anos de idade! Em caso de história na família, iniciar ao redor dos 35 anos a prevenção.
A dica é: alimentação saudável, combate à obesidade e ao Tabagismo e colonoscopia após 45 anos!
Nossas opções de tratamento para o câncer colorretal aumentaram recentemente. Na área cirúrgica destaque para a precisão da cirurgia Robótica com menores incisões, menor sangramento e menor dor. Já na Oncologia, a Imunoterapia promete talvez evitar a necessidade de uma cirurgia em certos tipos de câncer do Reto.
Previna-se, divulgue essa ideia!