Você conhece a história dos alinhadores transparentes?
A opção de tratamento ortodôntico utilizando alinhadores transparentes está se tornando cada vez mais frequente. É indiscutível que nos últimos 5 anos essa área passou por uma evolução muito grande. Anteriormente o uso dos alinhadores era considerado como uma opção para tratamentos simples, com pouca movimentação dos dentes, mas com as novas tecnologias, esta utilização passou a abranger também os casos mais complexos com excelentes resultados. Ainda que a popularização dos “aparelhos invisíveis” seja recente, a ideia de alinhadores ortodônticos não é algo novo:
As primeiras pesquisas a respeito datam de 1945, quando o dentista americano Harold Dean Kesling desenvolveu placas que serviriam para estabilizar os dentes após o fim do tratamento ortodôntico. O mais interessante é que o uso dos alinhadores para movimentação dentária começou a ser testada em 1943 com Kesling que na época vislumbrava a possibilidade futura de usar os aparelhos removíveis sequenciais para realizar tratamentos ortodônticos. Novas frentes foram estudadas com Nahoun em 1964 e Ponitz em 1971 que iniciaram o uso de aparelhos a vácuo para fabricarem os alinhadores transparentes. Depois McNamara e Sheridan aprofundaram a técnica utilizando os alinhadores para movimentos pequenos dos dentes.
Os primeiros dispositivos idealizados por Kesling eram confeccionados em acrílico, mas a tecnologia foi se aprimorando e, nos anos 1980, chegaram ao mercado, modelos de contenção móvel de plástico. Quem utilizava um artifício desses, na década de 1990 era um universitário americano de origem paquistanesa, Zia Chishti. Mas o futuro inventor da Invisalign se questionava se não seria possível usar aquelas placas menos incômodas durante o tratamento todo, não só como contenção. Junto à colega Kelsey Wirth, Chishti concebeu a ideia e o protótipo do Invisalign e fundou a Align Technology.
Em 1998 conseguiram autorização do FDA para iniciar os tratamentos e em 1999 lançaram comercialmente a Invisalign. Além da introdução dos alinhadores para correção dentária, a abordagem virtual e a previsibilidade do tratamento também foram inovações lançadas pela empresa. O aparelho estreou nos EUA em 1999 e hoje é vendido em mais de 100 países — estima-se que já tenha ajeitado os dentes de mais de 12 milhões de pessoas.
Hoje a estimativa é que pelo menos 20% dos tratamentos ortodônticos nos EUA sejam tratados com alinhadores transparentes, participação que vem crescendo muito ano após ano. Com o crescimento deste mercado, novas empresas começaram a aparecer, as técnicas evoluíram ainda mais, tornando os tratamentos com alinhadores mais acessíveis.
No Brasil os tratamentos com alinhadores estão crescendo, mas ainda sem uma grande participação percentual. O mercado vem evoluindo e novas empresas estão ajudando a tornar cada vez mais acessíveis os tratamentos com alinhadores transparentes no país.