Pescoço: como tratar o envelhecimento?
O pescoço é uma área muitas vezes esquecida quando o assunto são cuidados com a pele. Seja na busca por tratamentos dermatológicos preventivos, ou mesmo na rotina de skincare, os cuidados são quase totalmente dedicados ao rosto, e por isso é comum que as pacientes se esqueçam de outras partes do corpo igualmente importantes, como a região do pescoço e do colo.
Por ter a pele mais fina que a do rosto, o pescoço pode ficar flácido mais cedo, e esta é uma região que denuncia o envelhecimento com o surgimento das rugas, da flacidez e da chamada “papada”.
Para o tratamento dessa flacidez podemos associar lasers como o Fotona, bioestimuladores injetáveis e tecnologias como ultrassom. Existem também pessoas que têm manchas no pescoço, chamadas de poiquilodermia. Nesse caso, para o tratamento das manchas e melhora da textura da pele, o tratamento com lasers também funciona de forma eficiente.
Para tratar as linhas fixas, ou rugas estáticas, utilizamos os skinboosters isoladamente ou em associação com bioestimuladores injetáveis, (a base de hidroxiapatita de cálcio e de ácido poli-l-lático) para estimular o colágeno e promover o espessamento da derme.
E nos casos onde há o acúmulo de gordurinha junto, formando o que chamamos de “papada” que se estende para as laterais, utilizamos técnicas combinadas que vão desde produtos injetáveis, até lasers que vão destruir a gordura de uma forma não-invasiva ou ainda radiofrequência. Esses tratamentos são feitos em sessões determinadas de acordo com as necessidades individuais e a redução da gordura é progressiva.
Além dos protocolos que buscam solucionar os efeitos do envelhecimento, vale destacar que é essencial adotarmos no dia a dia medidas preventivas como a aplicação do filtro solar por toda a região, a fim de proteger a pele e atenuar os danos causados pelo sol. De nada adianta estar com o rosto lindo e bem cuidado se, do queixo para baixo, há muitos sinais de envelhecimento, não é mesmo?
Outro cuidado importante é a hidratação. O indicado é utilizar na região pescoço e colo os mesmos produtos aplicados no rosto. Esse tipo de cuidado auxilia também na flacidez. Com o tempo, a produção de colágeno cai e a pele fica com menos sustentação. Alguns produtos dermocosméticos que estimulam a produção de colágeno novo e elastina podem também ser indicados para reforçar os cuidados nessa região.
Se você tem notado o seu pescoço mais envelhecido, busque fazer uma avaliação para identificação dos problemas a serem tratados. Cada caso precisa ser avaliado individualmente por um dermatologista, que vai definir qual é o melhor tratamento, de acordo com as características e queixas apresentadas.