Como descobrir se você tem sopro no coração?
O sopro cardíaco é o ruído gerado pelo sangue passando pelas estruturas do coração. Ele pode ser desde inocente sem nenhum impacto na vida da pessoa, até estar relacionado a doenças graves.
Entre 40-50% das crianças apresentam sopros fisiológicos e são saudáveis não tendo nenhum impacto no seu crescimento e desenvolvimento.
O sopro pode ser congênito ou adquirido. Quando congênito ocorre por malformação nas estruturas do coração, um defeito nas válvulas do coração, um “buraco” nos septos que separam o lado direito do esquerdo do coração, por exemplo. Já os sopros adquiridos podem ter relação com doenças infecciosas que atingem o coração como a febre reumática, endocardite, além da degeneração das valvas pelo envelhecimento.
O sopro cardíaco deve ser avaliado pelo especialista com anamnese e exame físico, eletrocardiograma e ecocardiograma. Este último fornece detalhes da anatomia do coração e informações sobre suas características funcionais, além de confirmar ou não a presença do sopro cardíaco, também fornece informações sobre a gravidade do mesmo. Ainda pode ser necessário para maior esclarecimento realização de tomografia computadorizada ou ressonância cardíaca.
O tratamento depende dos sintomas do paciente, do tipo de sopro cardíaco e da sua repercussão hemodinâmica, podendo ser desde um acompanhamento clínico com consultas, até uma cirurgia cardíaca para reparo da estrutura comprometida.