Como o sal afeta a sua saúde e o seu coração?
O consumo de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de 5g/dia, uma colher de café. Alguns países da América têm um consumo até 3 X maior que o recomendado.
Reduzir a ingestão de sal é uma meta mundial. O seu consumo excessivo está relacionado diretamente com o desenvolvimento de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, Aumentando o risco de morte por acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca.
Estudos comprovam que a menor frequência de adição de sal aos alimentos está associada a um menor risco de doença cardiovascular, particularmente insuficiência cardíaca e doença isquêmica do coração.
Além disso a maior ingestão de sal também foi correlacionada com maior incidência de câncer gástrico, e insuficiência renal.
Portanto é preciso ter atenção a quantidade de sal ingerida diariamente, evitar saleiro na mesa para não cair na tentação de adicionar ao alimento já temperado, buscar opções que possam substituí-lo como cominho, pimenta, limão, alho, temperos que adicionam sabor ao alimento reduzindo o abuso do sal.
Fique alerta, o consumo excessivo de sal é prejudicial a saúde! Crie o hábito de olhar o rótulo e a quantidade de sódio dos produtos para ter ideia do seu consumo de sódio.