Por que os dentes ficam tortos? Conheça os motivos e saiba como prevenir
Com certeza essa pergunta já passou pela sua cabeça em algum momento da vida, seja para refletir sobre os seus dentes ou os de alguém. Muitos pais chegam com essa dúvida no consultório e não entendem principalmente como uma criança que tinha dentes de leite tão certinhos e ao trocar por permanentes os dentes ficaram muito tortos.
Ou até mesmo porque passamos boa parte da vida com os dentes certinhos e ao envelhecermos, alguns dentes entortam?
Existem explicações para o problema, algumas dependem do próprio paciente, outras não. Vamos dividir essas causas para que você entenda melhor:
1- Respiração bucal: Quem respira pela boca mantém a boca aberta o tempo todo, correto? Essa abertura mantém línguas e lábios em posição inadequada, quebrando o equilíbrio dessas musculaturas, podendo gerar movimentações dentárias indesejadas.
2- Hábitos: seja o de chupar dedo, chupeta, morder tampa de caneta, roer unhas… qualquer hábito que envolva a boca também pode alterar a posição dos dentes. No caso do dedo e chupeta, a deformidade pode se estender para os ossos da face, pois geralmente são hábitos da infância, quando ainda temos o crescimento desses ossos.
3- Causas hereditárias: mesmo o paciente que respira bem e não tem hábitos pode ter os dentes tortos. O tamanho dos ossos da arcada dentária pode ser pequeno para o tamanho dos dentes, por exemplo. Portanto fatores genéticos também são determinantes.
4- Trauma: em alguns casos, o trauma nos dentes ou ossos pode modificar a posição dos dentes.
5- Bruxismo ou apertamento de dentes: conhecidos como hábitos parafuncionais, dependendo da intensidade e frequência, também alteram o posicionamento dentário.
6- Envelhecimento: quando envelhecemos perdemos um pouco o perímetro do arco, favorecendo ao apinhamento (“encavalamento”) dos dentes.
7- Perda óssea: doenças da gengiva que causam perda óssea ao redor dos dentes fazem com que todo o tecido de suporte desses dentes fique prejudicado e novamente as posições dentárias podem se modificar.
E como resolver/prevenir?
A correção de dentes tortos sempre é realizada através de algum aparelho ortodôntico (fixo ou alinhadores funcionam bem). Mas ATENÇÃO: Usar corretamente as contenções após o término do tratamento é FUNDAMENTAL para manter o resultado e as posições dentárias.
LEIA TAMBÉM: Qual a importância do sono na saúde mental?