7 fatores importantes sobre tratamento ortodôntico na vida adulta
Os adultos são cada vez mais um público recorrente nos consultórios dos Ortodontistas. Com a melhora na viabilidade do acesso para a correção dos dentes, muitos adultos que não puderam corrigir seus dentes ainda na infância hoje buscam soluções para alcançarem um sorriso saudável e bonito.
Mas muitos nos perguntam: posso colocar aparelho nessa idade? Vai funcionar? Demora mais?
Trouxemos aqui então alguns fatos importantes sobre o tratamento ortodôntico em adultos e tenho certeza que essa coluna te dará coragem e mais motivos para realmente buscar um profissional caso você precise de correções!
1- Adulto pode e deve tratar! Não há nenhum tipo de contra indicação específica relacionada a idade para fazer um tratamento ortodôntico. Corrigir dentes tortos ou acertar a mordida requer movimentações que funcionam perfeitamente em todas as idades.
2- Estética: sorrir com confiança melhora a auto estima e impacta de maneira significativa na nossa vida. É cultural do brasileiro ter dentes bonitos e alinhados e um ítem importante quando falamos de beleza de maneira geral.
3- Não é só pra ficar bonito: estética acaba sendo consequência porque dentes bem posicionados automaticamente ficam belos. Porém é MUITO IMPORTANTE entender que o bom posicionamento dos dentes evita fraturas, desgastes, dores e aumenta a longevidade dos dentes. Investir no correto posicionamento é ter certeza de que você gastará menos (ou não gastará) em reabilitações dentárias no futuro.
4- Pode ser um desafio mas não é nada impossível: Adultos são como “casas em reforma”. A dentição já está pronta, podemos ter algumas limitações de movimentações, porém o tratamento na GRANDE maioria é plenamente viável.
5- Melhoram a condição de saúde bucal: Bom posicionamento facilita a higiene dos dentes, melhorando de maneira importante a saúde de destes e da gengiva.
6- Tecnologia: com o avanço da tecnologia no uso dos alinhadores ortodônticos o tratamento ficou mais confortável! Adultos e até idosos podem fazer as sonhadas correções com aparelhos como o Invisalign, que são muito mais estéticos, práticos e fáceis de higienizar. Esses aparelhos também poupam o tempo do paciente já que as idas ao dentista podem ser realizadas com intervalos maiores. Não é necessário ir ao ortodontista mensalmente quando se opta pelo tratamento com alinhadores.
7- O tratamento pode envolver outras especialidades: para alcançarmos um bom resultado, pode ser necessário que o tratamento seja multidisciplinar, ou seja, o seu Ortodontista deve ter uma equipe de bons parceiros que possam ajudar a resolver outras demandas que sejam necessárias para um bom resultado. Um exemplo disso: às vezes é necessário que um especialista em gengiva (periodontista) faça um acompanhamento com limpezas periódicas que garantam a saúde dos dentes e gengivas durante as movimentações.
Nossa expectativa de vida aumentou e tende a aumentar a cada ano! O bom posicionamento aumenta de maneira considerável a longevidade dos dentes, garante melhores condições de saúde bucal e melhora a auto estima e auto confiança! Portanto, não permita que a idade seja um fator limitante para buscar um sorriso bonito e saudável!
LEIA TAMBÉM: Busca pela perfeição: conheça os riscos para o organismo