A jornada rumo à leveza e plenitude
Você já se pegou acreditando que, quando finalmente atingisse seus objetivos, você se sentiria pleno(a) e não teria mais que lidar com angústias internas, estresse ou ansiedade? Já te veio essa sensação de que, a partir do momento em que você conquistar seu tão sonhado sucesso, seus problemas estarão resolvidos?
Ao longo da nossa vida a gente vai criando essa sensação de que sempre está faltando algo, e essa sensação de que “tudo vai estar bem quando (…)”.
Mas eu tenho uma notícia para você: seus problemas não vão acabar quando você alcançar o que tanto almeja hoje. Até porque, pensa comigo: o sucesso em nossos objetivos vai trazer consigo novos desafios até então desconhecidos: situações inéditas com as quais precisaremos lidar, novas cobranças, novos compromissos, novas ambições…
É por isso que a sua paz de espírito nunca estará relacionada às circunstâncias externas, mas sim ao seu interior. É o que você cultiva dentro de você hoje que é capaz de te fazer feliz e realizado(a), que é capaz de te ajudar a lidar com o estresse e com a ansiedade, com a sua angústia e com o desconhecido.
Porque em todas as fases da sua vida, seja nessa em que você se encontra agora, ou na sua fase do futuro, quando você for ainda mais experiente, você se vai se deparar com algum desconhecido. As vezes um desconhecido bom, mas às vezes ruim.
E para se sentir bem em qualquer uma das suas fases, você precisa de coragem e de habilidades para lidar com o novo e com aquilo que, de cara, parece desafiador, mas que basta você estar disposto a vivenciar com tolerância, paciência e abertura para levar com tranquilidade. O desconhecido nos causa tanto desconforto porque sentimos que, diante dele, não temos chances de nos antecipar a um perigo.
Mas quando estamos fazendo o nosso melhor para cuidar da nossa mente, vamos aprendendo a cultivar pensamentos e comportamentos que nos deixam bem em quaisquer circunstâncias em que estejamos. E logo o desconhecido se torna conhecido!
Então, comece a pensar agora o que você pode começar a fazer para fortalecer a sua mente a fim de viver a vida de forma mais leve e, ao mesmo tempo, se preparar para encarar emoções e situações desafiadoras como fontes de aprendizado e evolução. Porque nada é capaz de interromper o surgimento de novos desafios, ainda mais se você está no caminho para atingir seus sonhos. E eventualmente eles irão despertar em você emoções desagradáveis. Mas elas fazem parte da vida e em vez de fugir, precisamos de coragem para aceitá-las e para lidar com elas.
Inspecionar as crenças que você tem sobre si é o primeiro passo para isso. O que você pensa sobre você? O que você acredita sobre suas capacidades? Como você vê as suas conquistas? O quanto você se sente merecedor(a)?
O seu comportamento, o quanto você se cobra e o quanto você se pressiona são reflexos daquilo que você acredita a seu respeito. E a quantidade de estresse e peso que você deposita em sua própria vida está diretamente relacionada aos seus níveis de autocobrança, autoexigência e ao quanto você se invalida.
O peso que te impede de se sentir pleno(a) hoje é o peso que VOCÊ MESMO(A) coloca diariamente sobre você.
E se você não identificar de onde ele vem e por qual motivo você o carrega, certamente você não irá ter a vida leve e plena que você quer ter: nem agora, e nem quando você alcançar o sucesso que tanto almeja.
LEIA TAMBÉM: Meu filho(a) bateu com o queixo: o que pode acontecer?