Alimentos que ajudam e o vilão da produção de colágeno
Dados de um estudo publicado pela International Journal of Drugs in Dermatology apontaram resultados favoráveis para o consumo de suplementos de colágeno, que têm ação antienvelhecimento e melhora na elasticidade da pele. O principal responsável pela elasticidade e firmeza da pele (colágeno) é uma proteína produzida pelo organismo e presente em vários alimentos.
Os cuidados com a pele devem começar cedo. Mais ou menos a partir dos 25 anos, as mulheres já começam a perceber uma redução da renovação do colágeno no organismo, e a cada cinco anos essa queda (reposição) se acentua.
Essa proteína responsável pela firmeza e resistência da pele pode ser encontrada em vários alimentos que promovem o estímulo de colágeno, como peixes (salmão e a sardinha são uma excelente fonte de produção de colágeno), assim como uma alimentação saudável rica em proteínas, verduras e frutas variadas e consumir menos açúcar, o principal vilão na produção da proteína. A sacarose promove a glicação que é um processo de envelhecimento e degeneração do colágeno da pele, dessa forma o excesso de açúcar pode contribuir para degradação do colágeno.
Suplementação
A ingestão oral de colágeno, disponível no mercado, ajuda na prevenção do envelhecimento e auxilia, não só na pele, como no cabelo e nas unhas. Mas não é qualquer colágeno, o hidrolisado é o mais recomendado, é importante ver o quanto o produto entrega de colágeno, porque tem muitas variações no mercado.
Em geral dou preferência aos produtos prontos, quando eu vou prescrever um colágeno para o meu paciente, e prefiro aqueles que são embalados individualmente para ter menos risco de oxidação e de estragar o produto, do que aqueles que vêm em lata ou pote, pois cada vez que a gente abre há uma degradação do produto.
É importante ressaltar que apenas um especialista deve prescrever a suplementação adequada para cada paciente, analisando sua saúde e suas necessidades fisiológicas específicas, pois há colágenos com associações diferentes que vão beneficiar mais o paciente.
A estimulação da proteína também pode ser feita através de tratamentos e procedimentos estéticos personalizados, como laser, ultrassom, tratamentos injetáveis, entre outros. Mas sem dúvida o melhor deles em relação à prevenção da perda de colágeno é o uso regular do filtro solar desde cedo.
*Dra. Ana Flavia Lemos é especialista em dermatologia, atuou na Santa Casa do Rio de Janeiro como preceptora durante oito anos. Há onze anos atende na clínica que leva seu nome, no Shopping Day By Day, na Praia do Canto.