Alinhadores ortodônticos tratam todos os casos?
Muitos pacientes se questionam se podem fazer a correção dos dentes com alinhadores. Se de fato esses alinhadores resolverão os problemas mais graves como os aparelhos fixos resolvem.
Atualmente podemos afirmar que, de posse de um bom plano de tratamento e bom planejamento associados a um alinhador de alta qualidade e tecnologia, podemos sim, resolver todos os problemas ortodônticos que resolvemos com os aparelhos fixos.
Importante destacar que, muitas vezes no tratamento ortodôntico, lançamos mão de acessórios que ajudam na movimentação: elásticos, mini implantes, botões… Quem usou aparelho conhece bem cada um desses itens. Os alinhadores também permitem o uso desses acessórios tão valiosos para a movimentação e para a obtenção de bons resultados. Isso quer dizer que o profissional, durante o tratamento, pode lançar mão de acessórios para chegar ao resultado final, tal como sempre foi feito com aparelhos fixos.
Em relação à idade, existem alinhadores com modalidades específicas para o público infantil. Crianças, adultos, adolescentes e idosos podem aderir ao tratamento sem preocupação.
É importante lembrar que o tratamento em crianças pode contemplar duas necessidades: a movimentação dentária, que pode ser realizada com alinhadores ou aparelhos fixos e a movimentação esquelética, que deve ser realizada com aparelhos ortopédicos. Alinhadores e aparelhos fixos não fazem movimentação em ossos da face, tratamento muito comum em crianças porque estão em fase de crescimento. Geralmente a Ortopedia antecede o tratamento para movimentação em dentes e um não substituirá o outro.
A principal vantagem do tratamento com alinhadores vai além da estética: poder remover o aparelho para uma adequada higienização amplia o leque de indicação. Pacientes com doenças gengivais podem realizar as movimentações e realizar a adequada limpeza dos dentes, mantendo a saúde bucal. Os aparelhos fixos se tornam fatores de retenção de alimento, facilitando a instalação de inflamação gengival. Os alinhadores não acarretariam problemas como esses e o paciente pode seguir com mais tranquilidade na correção das posições dentárias.
Procure sempre um especialista e avalie junto com o profissional os prós e contras de cada indicação para o seu caso. As tecnologias disponíveis na área da saúde crescem a cada dia e são sempre boas opções que agregam conforto e bons resultados!