Anabolizantes: cuidados e riscos para a saúde
Corpo sarado, músculos a mostra, posts nas redes sociais! Atualmente a exposição da imagem por conta das tecnologias é assunto recorrente e todos querem estar bem na foto. A classe médica se preocupa com o aumento de adolescentes e jovens que buscam resultados rápidos com o uso indiscriminado de anabolizantes.
Um estudo brasileiro de 2019 publicado na revista científica Plos One analisou o uso de esteroides anabolizantes por 719 praticantes de musculação em Curitiba (PR) e identificou que três a cada quatro usuários usavam os medicamentos para fins estéticos.
No total, apenas 2,5% dos participantes usavam esteroides para um fim terapêutico aprovado. De acordo com o estudo, quase 55% dos usuários entrevistados adquiriram os remédios com amigos. Outros 37% compraram anabolizantes com prescrição médica na farmácia.
É preciso cuidado por conta das complicações cardiovasculares do uso indevido de esteroides e anabolizantes. O coração é um músculo e pode sofrer com o uso destes hormônios, correndo o risco de crescer e hipertrofiar.
Outro órgão que é atingido, é o fígado que filtra todas as medicações que o corpo recebe. Usar anabolizantes sem ter uma deficiência hormonal, apenas para fins estéticos precisa ser revisto, procure orientação médica.
LEIA TAMBÉM: Mau hálito: 5 fatos que você precisa saber