Aparelho móvel ou fixo: posso escolher qual usar?
Com a constante evolução da ortodontia digital, abriu-se a possibilidade de fazermos correções dentárias com os já famosos alinhadores, que são removíveis. Essa é uma pergunta recorrente no consultório!
Dá pra usar o móvel ao invés do fixo? A resposta é: depende!
Na infância, alguns aparelhos que utilizamos para correções dos ossos da face precisam ser fixos. São aparelhos que fazem grandes forças para obtermos as movimentações esqueléticas e muitos deles não funcionariam se fossem removíveis. Então em alguns casos não será possível fazer essa escolha entre fixo ou removível.
Já nas correções dentárias, atualmente podemos dizer que sim, é uma escolha individual do paciente que deve debater com seu Ortodontista para tomar a melhor decisão. Os alinhadores ortodônticos conseguem corrigir os dentes da mesma maneira que os aparelhos fixos, com a vantagem de ser possível sua remoção para correta higienização e alimentação com mais conforto.
Um fato importante a se ressaltar é que ainda com alinhadores utilizamos mecânicas acessórias para otimizarmos as correções. Esses acessórios são por ex os elásticos que saem do arco de cima até o debaixo, os miniimplantes que ajudam na ancoragem para algumas movimentações, botões que podemos colar para auxiliar na correção dos dentes girados etc…
Os alinhadores são extremamente confortáveis, estéticos, nos dão maior previsibilidade de tempo e de movimentação e as forças são mais suaves. Porém há algo MUITO irrelevante a se destacar: DEVEM SER USADOS POR 22 HS POR DIA.
Ou seja, aparelho móvel com “mentalidade” de aparelho fixo. Quando o tempo de uso não é devidamente seguido, os resultados ficam comprometidos e as movimentações ficam aquém do planejado.
Portanto converse sempre com seu Ortodontista e decida junto com ele a melhor mecânica para você, para o seu caso e principalmente para o seu perfil. A tecnologia nos proporcionou muitas melhoras na qualidade de vida durante os tratamentos porém o seu empenho e dedicação enquanto paciente são as chaves do sucesso.
LEIA TAMBÉM: Adolescência: conheça 8 principais problemas da saúde bucal