Aparelho ortodôntico causa mau hálito? Saiba como evitar o problema

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

Você tem impressão de que passou a ter mau hálito depois de colocar o aparelho aparelho ortodôntico? Infelizmente, isso pode estar acontecendo, em cerca de 90% dos casos, têm origem bucal. A notícia boa é que a resolução desse quadro costuma ser bem simples e a causa NÃO é o aparelho em si, mas a dificuldade de limpar ele no dia a dia.

Em uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Halitose com mais de 250 jovens de 12 a 19 anos, 37% deles indicaram ter problemas de halitose. Dentre esse percentual, 21% relataram que o mau hálito iniciou logo depois o início da utilização do aparelho ortodôntico.

Isso acontece porque o uso de aparelho acaba dificultando a higienização correta dos dentes, além de provocar a descamação da mucosa bucal, que também pode estar relacionada ao mau hálito e costuma ser a causa de uma série de relatos de má oclusão.

Por que isso acontece?
O aparelho fixo, que possui bandas, braquetes e arcos, acaba criando muito mais áreas nas quais é mais fácil haver retenção de restos de alimentos e biofilme bacteriano, que é o principal causador de doenças periodontais, halitose e cárie.

Outra possível causa do mau hálito em quem utiliza aparelho ortodôntico é a saburra lingual, uma camada branca que se forma na parte de trás da língua e, como resultado, exala odor. Nesses casos, ele pode se formar em maior quantidade por causa da descamação provocada pelo aparelho nas mucosas jugais, que se localizam na parte interna da bochecha.

O QUE FAZER

1) Antes de qualquer coisa, é preciso saber que fazer a higiene bucal quando se usa aparelho ortodôntico fixo é bastante diferente. Além de uma escovação impecável, utilização diária do fio dental e do limpador de língua, é preciso fazer o tratamento ortodôntico sempre com o acompanhamento do dentista para que ele faça limpezas periódicas, evitando o acúmulo de alimentos no aparelho e a formação de biofilme nos dentes.

2) O uso de alinhadores ortodônticos para fazer o tratamento ortodôntico deve ser a opção de escolha caso o paciente já apresente um quadro de halitose antes de iniciar o tratamento. Por serem removidos para higienização, não ocorre acúmulo de resíduos nem de biofilme nas peças do aparelho nessa modalidade de tratamento.

3) No caso dos aparelhos fixos, existem alguns itens que podem facilitar a limpeza correta de dentes e também do próprio aparelho: a escova de cerdas macias, o passa fio – uma espécie de agulha plástica que serve para guiar o fio dental na passagem entre os dentes por baixo do fio ortodôntico, fio dental e limpador de língua –, e uma escova interdental do tipo unitufo.

4) Outra medida importante para quem tem halitose é a ingestão de muita água. Isso porque a desidratação levas glândulas salivares a não produzirem a saliva, que é responsável pela limpeza da cavidade bucal. Isso pode provocar a hipossalivação, que é quando a saliva fica viscosa e causa maior acúmulo da saburra lingual.

5) A limpeza da língua pela manhã também ajuda muito no controle da saburra e tem vários outros efeitos benéficos para o controle da halitose.

Se você utiliza aparelho ortodôntico e não está conseguindo controlar o mau hálito, entre em contato com seu ortodontista para que ele possa avaliar o que está acontecendo e como resolver o seu problema.

LEIA TAMBÉM: Necessidade de aprovação? Descubra como se libertar

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu