Arte como “luz” na depressão adolescente

Foto de Enf. Karoline Tristão Carvalho
Enf. Karoline Tristão Carvalho

Entre todas às tormentas emocionais da adolescência, a depressão emerge como uma sombra que paira sobre muitos jovens, lançando dúvidas sobre seu presente e seu futuro. Contudo, nas galerias da arteterapia, encontramos um refúgio único, onde a expressão artística se torna uma ponte para a cura interior.

LEIA TAMBÉM: Dor de cabeça: você sabia que a causa pode estar na sua boca?

Estudos como o realizado por Johnson e sua equipe em 2020 lançam luz sobre os efeitos transformadores da arteterapia no tratamento da depressão adolescente.

Com as cores vibrantes à disposição, os adolescentes descobrem uma linguagem universal para compartilhar suas dores mais profundas, encontrando assim um caminho para a compreensão e aceitação de suas próprias experiências emocionais.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

Cabe aos pais que considerem a arteterapia como uma ferramenta essencial no arsenal de tratamento de seus filhos adolescentes. Encoraje-os a explorar o vasto oceano da expressão artística, navegando com a orientação de terapeutas criativos qualificados.

O Dr. Marcos Lima, renomado psiquiatra especializado em adolescentes, destaca o poder da arteterapia como um farol de esperança na escuridão da depressão. Suas palavras ecoam como um convite para os adolescentes explorarem novas formas de expressão, encontrando assim um caminho para a autoaceitação e o renascimento emocional.

Foto de Enf. Karoline Tristão Carvalho

Enf. Karoline Tristão Carvalho

Enfermeira e mãe atípica. Pós-graduada em Oncologia/hematologia e Pós-graduada em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde. Possui experiência profissional no Instituto Nacional do Câncer - RJ. Atuou em diversas multinacionais e empresas nacionais como Key Account Manager. Artista auto-didata, hoje usa sua experiência como enfermeira e artista para ajudar outras mães e famílias no ato de maternar! @karoline.tristao