Ayurveda: conheça o estilo de vida que vai solucionar os desequilíbrios do seu corpo
Se você tem sentido sintomas como qualidade de sono ruim, sentimento constante de cansaço, de estresse, má digestão e fome a todo momento, você precisa conhecer o estilo de vida Ayurveda.
O Ayurveda é um conjunto de conhecimentos milenar que surgiu na India e tem o foco na harmonia entre corpo, mente e alma. Parte do pressuposto de que para sermos felizes e saudáveis, precisamos estar em equilíbrio: tanto fisicamente, quanto mentalmente.
O Ayurveda traz diferentes fatores que vão te ajudar com isso: desde a forma como nos alimentamos, até o estilo de vida que escolhemos seguir.
Hoje eu separei algumas práticas do estilo de vida ayurvédico que atuam como ferramentas para reequilibrar seu corpo, sua mente, e para te possibilitar ter muito mais qualidade de vida. Eu te garanto que se você as implementar durante uma semana, você já vai sentir uma enorme diferença na sua disposição, satisfação e autodeterminação.
1. Deite-se para dormir até no máximo as 22h:
O Ayurveda relaciona os horários do dia com diferentes elementos da natureza. Por isso, existem horários em que estamos mais agitados, influenciados pelos elementos de fogo ou ar, e momentos que estamos mais tranquilos e aterrados, influenciados pelo elemento terra, e assim por diante.
Ele explica que até as 22h da noite estamos em um momento influenciado pelo elemento terra. Por isso temos a tendência de estarmos mais pesados, mais lentos, e, portanto, é mais fácil para dormir.
Já aconteceu com você de estar sonolento por volta das 20h, 21h, mas chegar as 22h e te dar um pico de energia? Além disso, a partir das 22h nosso corpo começa os processos de regeneração, que são processos anabólicos. Nesse período, é importante que estejamos dormindo para que nosso corpo se concentre nessa função.
2. Acorde antes das 6h:
De acordo com o Ayurveda, antes das 6h da manhã, o dia está com energia do elemento ar. É uma energia de movimento. Portanto, acordar até esse horário é mais fácil do que acordar depois das 6h, que é quando entra uma energia mais pesada, do elemento terra.
Por isso, temos a tendencia de acordar com mais preguiça a partir desse horário. Você já notou que é mais fácil acordar as 5h da manhã do que as 7h?
3. Meditar ao acordar:
Uma grande vantagem de acordar cedo é que você pode fazer suas coisas com tranquilidade.
Se você já começa seu dia estressado, tendo que correr, se arrumar rápido, a tendencia é que você fique nesse estado ao longo do dia.
Então o Ayurveda prega que a parte da manhã é a hora para você plantar o que você vai querer colher ao longo do seu dia – e meditar é uma ótima prática para isso, que te deixa mais consciente e desperto.
4. Faça do seu jantar a sua refeição mais leve e coma até as 19h:
É no momento do sono que o nosso organismo foca nas funções de autocura e regeneração.
Sabendo disso, você não vai querer distrair o seu corpo nessa função tão importante tendo que digerir coisas pesadas, não é mesmo? Comer leve e cedo vai garantir que o seu organismo esteja preparado para se concentrar nas funções de reequilíbrio enquanto você dorme.
5. Suas refeições devem ser momentos de paz:
A melhor coisa que o seu corpo pode fazer no momento que você come, e depois que você acaba de se alimentar, é uma digestão bem-feita.
Acontece que isso não será possível se você estiver estressado(a). Quando nosso organismo está em estado de estresse, ele desliga as funções que não são essenciais para a sobrevivência, e a digestão é uma delas.
Portanto, se você come enquanto está estressado(a), seu organismo não vai digerir a comida de forma satisfatória e vai gerar mais toxinas, o que, segundo o Ayurveda, é a origem dos desequilíbrios do corpo.
Agora que você entende a teoria e a lógica de cada uma dessas práticas, o que acha de implementar no seu dia a dia por sete dias para sentir na pele os benefícios?
LEIA TAMBÉM: Felicidade e prazer. Você sabe a diferença?