Baby blues x Depressão pós-parto: entenda as diferenças
Sabemos que o período de puerpério não é nada fácil para as mamães, é um mix de insegurança, falta de rotina e um turbilhão de hormônios que geram muita labilidade emocional! Mas é importante se atentar que há dois diagnósticos que estão comumente envolvidos neste período: baby blues (ou blues puerperal) e depressão pós-parto.
O baby blues se inicia cerca de 3-5 dias pós-parto e está presente em 30 – 80% das puérperas e tem um curto período de duração, podendo chegar até no máximo 15 dias. Geralmente ocorre pela desordem hormonal neste período, pela modificação da rotina diária e nascimento de um “novo eu” para mulher. Não há muita relação com estresses externos. O apoio para essa nova fase é importante, mas geralmente não há necessidade de intervenção medicamentosa.
Já a depressão pós-parto pode começar até o final do primeiro ano após o parto podendo durar meses ou anos, e atinge cerca de 10-16% das mulheres. Tem muita relação com estressores externos e necessita de um cuidado muito especial, pois assim como em outros quadros clínicos de depressão, é importante que a mãe tenha apoio familiar, profissional, cuide da sua saúde mental e do corpo com técnicas integrativas, como a meditação.
Por isso é muito importante fortalecer o relacionamento com o bebê, contar com a ajuda de pessoas próximas, compartilhar o que está sentindo e não esquecer de ter auto cuidado. Isso fará toda diferença para seu puerpério.