Câncer e saúde bucal: a importância da odontologia na batalha contra a doença

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

O câncer é uma doença mundialmente temida, apesar das inúmeras evoluções na medicina para a cura e combate a doença. O mês de Outubro é dedicado a prevenção do câncer de mama, o tipo de câncer mais fatal entre as mulheres.

LEIA TAMBÉM: Meninas menstruando mais cedo: o que está acontecendo?

Os tratamentos preconizados para pacientes em combate a doença incluem a Radio e Quimioterapia, que podem afetar a saúde bucal e geral do paciente, trazendo sintomas como perda de apetite, náuseas, ressecamento bucal, aparecimento de lesões bucais (mucosite), queda de cabelo etc.

Os tratamentos com drogas que combatem a doença alteram a imunidade do paciente e podem levar a afecções bucais importantes.

Segue abaixo as principais complicações bucais enfrentadas pelos pacientes oncológicos:

• MUCOSITE ORAL: é uma inflamação que pode aparecer durante o tratamento oncológico, podendo levar a feridas em toda a mucosa da boca, causando dor e muito desconforto, a ponto de o paciente não conseguir se alimentar e até dificultar na fala;

• XEROSTOMIA: é a diminuição do fluxo de saliva, prejudicando o equilíbrio do ph da boca, a mastigação, deglutição e até mesmo a fala;

• CÁRIE DE RADIAÇÃO: Como consequência, a cárie ocorre devido à baixa produção de saliva associada a má higiene bucal;

• INFECÇÕES OPORTUNISTAS: devido a baixa imunidade o paciente fica mais susceptível a infecções;

• SANGRAMENTO BUCAL: em casos em que o paciente apresenta o número de plaquetas afetado pelo combate a doença.

Em função dessas consequências, é fundamental que o paciente oncológico esteja com a saúde bucal em dia, minimizando as chances de problemas odontológicos no curso do tratamento.

O check up odontológico deve ser realizado antes do início do tratamento oncológico de preferência e se possível qualquer procedimento necessário antes do início das sessões de quimio/radioterapia.

Para pacientes que já estão em tratamento oncológico e já foram afetados pela mucosite, há a possibilidade de tratamento e prevenção dessas lesões com laserterapia de baixa potência. Já publicamos nessa coluna um artigo dedicado somente a este assunto.

A odontologia oncológica é uma especialidade que se concentra na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de problemas dentários relacionados ao câncer e aos tratamentos oncológicos. A odontologia deve andar de mãos dadas com a medicina, na busca do alívio e tratamento dos sintomas bucais relacionados ao tratamento oncológico e na melhora da qualidade de vida do paciente em tratamento.

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto