Cirurgia ortognática: saiba o que muda após o procedimento
Muitas pessoas ainda nunca ouviram falar, mas quem precisa entende perfeitamente sobre esse assunto. A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico odontológico, realizado em hospitais por profissional especialista: o cirurgião bucomaxilofacial. Essa cirurgia esta indicada no tratamento das deformidades da face em um paciente adulto.
As deformidades dos maxilares podem causar problemas digestivos importantes. A cirurgia ortognática é capaz de melhorar a qualidade da mastigação e, consequentemente, a digestão, já que os alimentos são triturados com eficiência, tornando esse processo mais rápido e eficaz.
O que diversos pacientes não sabem é que a Ortognática vai muito além da mastigação e envolvem mudanças estética, melhora na respiração, melhora na dor articular e melhorias da qualidade de vida.
A primeira coisa que muda na vida do paciente é fisionomia. As pesquisas mostram que pessoas que passam por essa cirurgia apresentam-se mais alegre, feliz e menos tímido(a). A mudança estética no rosto faz com que a autoestima seja recuperada, permitindo é claro, uma melhor qualidade de vida.
Mudanças nos fatores emocionais e psicológicos estão sempre presentes na vida de pacientes que passam por esse procedimento. Quem tem um queixo mais projetado ou recuado por exemplo, costuma se sentir diferente das demais pessoas, ainda na adolescência, e são vítimas de bullying com grande frequência. Muitas vezes o preconceito começa internamente, dentro do próprio paciente. Após a cirurgia é incrível como a melhora da autoestima leva a mudanças pessoas e profissionais.
Muitos pacientes que apresentam deformidade dos maxilares e no encaixe dos dentes podem apresentar dores e problemas da articulação da mandíbula (ATM). A cirurgia ortognática em muitos casos ajuda no controle das doenças articular e pode evitar a progressão dessa condição. Nesses casos é fundamental avaliação e diagnóstico dos problemas da ATM antes da realização da cirurgia.
Sono de melhor qualidade é um benefício diretamente relacionados a ortognática, sendo um dos tratamentos de escolha para pacientes que possuem distúrbios como ronco e apneia obstrutiva do sono. E é a melhoria da qualidade do sono, umas das mudanças que acontecem de imediato para esses pacientes, pois passam a dormir melhor pois não precisam mais lidar com os bloqueios de ar que o acometiam anteriormente e apresentarem menos sintomas relativos as doenças do sono, como cansaço frequente e irritabilidade.
Mas como qualquer outro procedimento cirúrgico, este deve ser realizado após avaliação cuidadosa através de exames e avaliação por profissional especializado, além do preparo específico com aparelhos dentais que deve haver antes da realização dessa cirurgia.
LEIA TAMBÉM: Síndrome do bebê sacudido: o que é e como evitar