Clareamento dental. Qual tipo escolher?

Foto de Dra Letícia Peixoto
Dra Letícia Peixoto

Um sorriso bonito é mais do que uma representação de saúde e beleza. É também fator de impacto social. Afinal de contas, uma das primeiras coisas que notamos em uma pessoa é o sorriso.

Quando percebemos que os dentes são brancos e saudáveis, somos impactados positivamente. O contrário transmite a impressão de falta de cuidado.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com o avanço da odontologia estética, o clareamento dental se tornou um recurso mais acessível para as pessoas que valorizam um sorriso mais brilhante e impactante. Com isso, passou a ser mais utilizado.

Basicamente, são oferecidas três opções de clareamento dental, que podem ser realizadas dentro e fora de um consultório odontológico, ou associação de ambos. Qual escolher?

A resposta é: depende dos objetivos e da disciplina do paciente. Explicarei os motivos, apresentando as vantagens e as desvantagens dos métodos de intervenção clareadora.

LEIA TAMBÉM: Qual a relação do sexo oral e o câncer de boca?

O clareamento dental caseiro, assim chamado por ser realizado fora do consultório, foi difundido como uma opção mais acessível e barata. Geralmente é realizado com o uso de géis clareadores mais brandos (menos concentrados) e moldeiras personalizadas, durante o período determinado pelo dentista.

As principais vantagens do clareamento caseiro são: a praticidade do uso; a conveniência de realizar o tratamento em casa; e o custo mais reduzido. Mas há desvantagens, que devem ser consideradas pelo paciente.


A eficácia do tratamento caseiro pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do comprometimento do paciente. Se a pessoa não for disciplinada ou não usar corretamente as moldeiras, prejudicará o resultado do processo.

Outro ponto de atenção, que deve ser considerado na escolha, é que o uso inadequado dos géis clareadores pode causar sensibilidade nos dentes e irritação nas gengivas. Pacientes com essa predisposição podem sofrer com o incômodo, que pode levar ao abandono do tratamento.

O tempo de duração do tratamento caseiro é superior ao do procedimento realizado em consultório. Consequentemente, os resultados não são percebidos rapidamente como muitos pacientes desejam e esperam.

O clareamento realizado em consultório odontológico, por profissionais dentistas, proporciona um resultado mais eficaz e visível em poucas sessões.

Nesse tipo de tratamento, são utilizados produtos clareadores adequados e mais potentes, bem como técnicas que garantem a segurança do paciente. O ambiente do consultório é, portanto, mais controlado.

No entanto, o custo do tratamento realizado em consultório geralmente é superior ao do clareamento caseiro.

A terceira modalidade é a que combina os dois métodos antes mencionados. Ela é utilizada quando o profissional dentista verifica que, ao associar as duas técnicas, explorando as vantagens de cada uma, conseguirá melhores resultados no tratamento.

As três técnicas de clareamento são válidas. A escolha deve ser feita em função das expectativas e necessidades de cada paciente, considerando as vantagens e desvantagens apresentadas. Mas é fundamental que o procedimento escolhido seja realizado com orientação e acompanhamento de um profissional qualificado.

Somente um dentista pode garantir a eficácia do tratamento e a segurança do paciente, evitando complicações como: sensibilidade dentária e danos ao esmalte dos dentes. Afinal, um sorriso bonito e saudável é o resultado de cuidados adequados e responsáveis com a saúde bucal.

Foto de Dra Letícia Peixoto

Dra Letícia Peixoto

Doutora em Dentística, Mestre em Clínica Odontológica, Especialista em Prótese Dentária. Profa da Universidade Federal do Espírito Santo. @dra.leticiapeixoto