Conheça 7 hábitos que podem prejudicar a sua saúde bucal

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

Alguns maus hábitos relativamente simples do dia a dia podem estar prejudicando a saúde dos seus dentes. Nessa coluna vamos descrever 7 hábitos que podem prejudicar tanto a estrutura dos dentes quanto o posicionamento dos mesmos e até comprometer sua saúde geral.

1. Chupar dedo/chupeta: é um hábito que perdura da infância em alguns casos. As consequências do uso prolongado de dedo ou chupeta já são velhas conhecidas e amplamente divulgadas – prejudicam o crescimento dos ossos da face, o posicionamento dentário e a correta respiração. O ideal é que as crianças com dificuldade para interromperem o hábito sejam levadas ao Ortodontista para buscarem aparelhos que auxiliem no problema.

2. Mastigar gelo: Apesar de ser um hábito refrescante, pelo fato de ser muito duro, mastigar gelo pode resultar na fratura de dentes e de restaurações.

3. Uso de palitos de dentes: remover restos alimentares com palitos de dentes além de não resultar em boa e completa higiene da região, pode causar danos à gengiva. O ideal é SEMPRE usar o fio dental.

4. Roer unhas: com o atrito entre dentes e unha, há o desgaste do esmalte dos dentes. Além disso, de acordo com a ADA (American Dental Association), roer unhas pode causar disfunção mandibular porque faz com que você mantenha a mandíbula em posição de protrusão por longos períodos.

5. Respirar pela boca: Embora em alguns casos respirar pela boca não seja um hábito, mas sim uma consequência de algum tipo de obstrução das vias aéreas, há também os casos em que essas obstruções foram resolvidas, mas o paciente acostumou-se a respirar pela boca e não somente pelo nariz. Esse hábito prejudica o correto posicionamento da língua, podendo impactar no posicionamento dos dentes.

6. Fumar: as substâncias presentes no cigarro prejudicam a saúde dos dentes, da gengiva das mucosas além das demais consequências tão conhecidas para a saúde como um todo. Na boca, há a pigmentação dos dentes, mau hálito, o aumento do risco do câncer de boca, aumenta o risco de cárie, e da doença periodontal.

7. Morder objetos: morder tampa de caneta ou mastigar qualquer objeto duro pode resultar em trincas, fraturas ou desgastes na estrutura dos dentes. Além disso, se o hábito for prolongado pode impactar também no posicionamento dos dentes.

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto