Contenção ortodôntica: por quanto tempo tenho que usar?
A finalização de um tratamento ortodôntico é um dia muito esperado pelos pacientes! Chegado o dia da remoção do aparelho, curtir o novo sorriso é tudo que os pacientes mais querem, e pensam então que o tratamento chegou ao fim, correto? Errado! Na verdade, ainda há a necessidade de continuar o processo com a contenção ortodôntica.
A contenção é um aparelho ortodôntico indicado pelos ortodontistas para todos os pacientes que movimentaram os dentes, sendo fundamental usá-la tal como seu ortodontista recomendar. Ela garante que os dentes não se movimentarão e que não haverá perda do ganho estético e funcional obtido durante o tratamento.
Para ambos os arcos, existem dois tipos de contenção: a fixa e a móvel. A primeira é composta por um fio de aço colocado na parte interna dos dentes da frente. Nos dentes debaixo, o ideal é que ela seja reta para que acumule menos tártaro e para minimizar a chance de movimentação dentária caso ela se descole do dente. O ideal é que esta seja utilizada para o resto da vida.
A contenção fixa nos dentes superiores é confeccionada em ziq zag e colada por trás dos dentes da frente de cima. Fazer uma contenção reta nessa região é mais difícil devido ao espaço entre dentes superiores e inferiores.
Caso o paciente opte por uma contenção removível, atualmente temos utilizado muito as placas de acetato. São removíveis, confortáveis mas devem contar com a colaboração do paciente em relação ao tempo de uso adequado.
A principal função do aparelho móvel de contenção é controlar a movimentação natural dos dentes, que ocorre após o tratamento em quase todos os casos. O aparelho serve para manter o alinhamento dos dentes conquistado, por isso a importância da contenção ortodôntica.
Na prática, o ideal seria não remover, nem deixar de usar a contenção, por tempo indefinido. É a única forma de garantir que não ocorrerão movimentações dentárias.
LEIA TAMBÉM: A importância do filtro solar contra o envelhecimento precoce