Coração acelerado é arritmia?
A arritmia é uma alteração na geração ou condução do batimento cardíaco que provoca uma alteração no ritmo cardíaco. Nem todas às vezes que sentimos o nosso coração acelerar se trata, de uma arritmia pode estar ocorrendo uma taquicardia sinusal que é o ritmo normal do coração, porém com os batimentos acelerados. Chamamos de taquicardia quando os batimentos cardíacos ultrapassam 100 batimentos por minuto.
Podemos apresentar a taquicardia sinusal em situações de ansiedade, pânico, stress. Pode ser como resposta a estímulos externos como um susto ou um exercício mais intenso. Após a passagem deste estímulo, o coração desacelera. Por outro lado, é preciso estar atento, pois a taquicardia pode estar associada a doenças cardíacas, pulmonares, além de alterações na tireoide.
Quando ocorre a taquicardia em situações de repouso, de forma súbita, durante o sono, ou seja, situações que não há qualquer estímulo, principalmente se for acompanhada de dor no peito, falta de ar, desmaio, são alertas para a não benignidade dessa palpitação devendo a pessoa buscar uma avaliação com um cardiologista.
Algumas taquicardias são graves e podem levar à morte. Essas são normalmente desencadeadas em corações que já apresentam alguma alteração na sua estrutura como corações dilatados, pessoas que já sofreram infartos ou têm doenças cardíacas genéticas.
Buscar atendimento médico enquanto ainda sente a palpitação é o ideal, para que seja possível identificar com exatidão o tipo de taquicardia.