Crianças com deite de leite podem usar aparelhos transparentes?
A Ortodontia segue evoluindo com a tecnologia e pacientes que já usaram aparelho no passado ficam cada vez mais surpresos com o conforto que a geração atual tem disponível. Já falamos sobre os alinhadores ortodônticos em publicações anteriores e como funciona o tratamento com esse tipo de aparelho. As antigas moldagens sendo substituídas por escaneamentos que não geram nenhum tipo de desconforto são uma grande vantagem no tratamento também para crianças.
Porém muitos pais ainda têm a mesma dúvida: crianças ainda com dentes de leite também podem utilizar alinhadores? A resposta é SIM!! Existe uma modalidade específica de tratamento com alinhadores para as crianças. A correção é realizada em todos os dentes quando necessário (seja em dentes de leite ou permanentes).
Como é feito o tratamento
O tratamento ocorre normalmente, conduzindo as movimentações para que o paciente tenha um bom encaixe das arcadas dentárias, boa estética do sorriso e já trabalhamos garantindo que os dentes permanentes que ainda estão por vir tenham espaços adequados para a sua correta erupção. A particularidade, nesses casos, é que, quando há a troca de algum dente de leite por um permanente, o alinhador pode ter alguma desadaptação e não “encaixar” mais. Porém isso não é um problema: é feito novo escaneamento da boca do paciente, agora com esse “novo dente” em posição e novos alinhadores são enviados, com perfeita adaptação, para que o tratamento continue.
Além disso, a movimentação com alinhadores tende a ser menos dolorida quando comparada a aparelhos fixos. Além de não existirem braquetes e fios, que algumas vezes causam machucados e aftas nas crianças. Especialmente naquelas que praticam esportes e ficam vulneráveis a traumas na boca durante essas atividades. Falando um pouquinho da minha experiência profissional com esse tipo de aparelho em crianças: confesso que me surpreendi com a adesão dos pequenos ao tratamento. A maioria usa de maneira adequada e comprometida.
Eles curtem usar o aparelho, não descrevem desconforto algum. Os pais muitas vezes se preocupam com a perda dos alinhadores, já que as crianças usam na escola e removem para se alimentar. Não tenho muitos casos de pacientes no consultório que perderam alinhadores. Mas caso isso ocorra, podemos utilizar o alinhador seguinte estendendo seu tempo de uso. E se o alinhador seguinte não se encaixar bem, utilizamos o anterior alguns dias e depois “pulamos” para o seguinte.
De maneira geral a perda de um alinhador não gera grandes problemas. Resumindo: os alinhadores são mais uma excelente opção para movimentação dentária em crianças, são um grande aliado para minimizar problemas futuros, são confortáveis e favorecem a higienização. Sem dúvidas é uma ótima escolha quando bem indicado!