Crianças com distúrbios do sono tem mais risco de traumatismo dental; entenda o motivo
O traumatismo dentário e os distúrbios respiratórios do sono estão relacionados. A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) pode ser causada por alterações craniofaciais, como mandíbula e maxila pequenas, céu da boca estreito e espaço respiratório interno reduzido. Os pais devem sempre observar o sono dos filhos e ficar atentos ao ronco, percepção de parada respiratória rápida ou sufocamento também muito rápido durante o sono pois são sinais de AOS e esse problema precisa de tratamento assim que for detectado.
Crianças e adolescentes com AOS podem ter déficit de crescimento, dificuldade de aprendizado na escola , alto grau de irritabilidade, que pode até vir a ser confundido com hiperatividade e dificuldade em manter o foco e prestar atenção, pois não tem um sono reparador que é essencial nessa idade.
Mais recentemente também foi demonstrado que essas crianças também têm maior probabilidade de sofrer traumatismo dentário, especialmente fraturas nos dentes da frente, devido à inclinação excessiva desses dentes e lábios entreabertos, que são características frequentes nesses pacientes.
Os pacientes com AOS também podem apresentar problemas dentários, como mordida cruzada, mordida aberta e projeção excessiva dos dentes para a frente, o que aumenta o risco de fraturas dentárias. É fundamental que as famílias estejam conscientes do risco de traumatismo dentário e procurem cuidados odontológicos especializados.
Mas o principal é que, para ter um crescimento e desenvolvimento adequados, deve-se tratar a AOS assim que ela for diagnosticada e o tratamento ortodôntico é uma das principais indicações nesses casos. Sua atenção ao sono do seu filho vai fazer toda a diferença!
LEIA TAMBÉM: Saiba como aliviar a carga mental que sobrecarrega as mães