Crianças podem ter doença do coração? Veja o que diz cardiologista
Sim! De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é que aproximadamente 30.000 crianças brasileiras nasçam com algum problema no coração por ano. Esses dados são relacionados às cardiopatias congênitas, ou seja, alterações ou malformações da estrutura cardíaca que ocorrem durante o desenvolvimento fetal.
Muitas vezes o problema do coração da criança é detectado durante o pré-natal, quando se faz a ultrassonografia morfológica ou quando é realizado o Ecocardiograma fetal, um exame de imagem, específico para avaliar o coração do bebê, tipo uma ultrassonografia, não invasivo.
O Ecocardiograma fetal é geralmente solicitado pelo médico que guia o acompanhamento pré-natal. O período dela ideal para sua realização é entre a 26ª e a 30ª semana de gestação, podendo se estender em alguns casos à 32ª semana.
gênitas precisam ser avaliadas quanto a sua gravidade, podem ser alterações simples que necessitam apenas de acompanhamento até problemas graves, que precisam de tratamento cirúrgico, às vezes logo ao nascimento.
Logo, uma vez detectado algum problema com o coração do bebê é indicado uma consulta com o especialista clínico Cardiologista pediátrico e caso seja indicado alguma intervenção uma consulta com o cirurgião cardíaco pediátrico. Será uma decisão conjunta e compartilhada com a família a melhor forma de tratamento e seguimento.
LEIA TAMBÉM: Dentes tortos: tratar com alinhadores é mais rápido do que com aparelho fixo?