Dentes tortos: tratar com alinhadores é mais rápido do que com aparelho fixo?
Com a evolução da Ortodontia digital e o lançamento de novas possibilidades para tratar os “dentes tortos” de maneira mais estética e confortável com alinhadores, os pacientes tem questionado cada vez mais acerca desse tipo de tratamento.
Afinal, já sabemos que os alinhadores como o Invisalign são mais confortáveis, são removíveis, facilitando a higiene e a alimentação e de fato são muito mais estéticos. Mas a pergunta recorrente é: tratar com Invisalign é mais rápido do que tratar com aparelhos fixos?
A resposta é: depende! Mas de maneira geral sim.
Depende porque algumas movimentações são mais difíceis de serem corrigidas com alinhadores e será necessário o uso de alguns acessórios para a correção. O que observamos é que como o planejamento é todo digital, a precisão é maior e a chance de termos “efeitos adversos” às forças aplicadas é menor.
O que você deve saber é que a força aplicada sobre um dente no tratamento com alinhadores é individualizada, vem toda aplicada no plástico que abraça aquele dente específico. Portanto, a movimentação é de fato individualizada dente a dente, facilitando sua movimentação e tornando-a independente de apoio em dentes vizinhos.
No aparelho fixo, a força está aplicada nos braquetes e fios e, em alguns casos, por estarem os dentes ligados pelos fios, a força aplicada em um dente reflete no dente vizinho, causando algumas movimentações indesejadas que posteriormente devem ser corrigidas.
Outra vantagem do tratamento com alinhadores é que quando é necessário o uso de elásticos, esses podem ser utilizados desde o início do tratamento, o que não ocorre com os aparelhos fixos. Para usarmos elásticos é necessária a evolução de alguns fios, o que demanda tempo maior de tratamento.
A informação mais importante dessa coluna é: em alguns casos tratar com alinhadores é mais rápido, sim, porém cada tratamento demanda um tempo específico, cada má oclusão demanda uma movimentação diferente e não é possível comparar a sua boca com a de um amigo. De maneira geral os tratamentos mais complexos duram 18, até 24 meses e de fato podemos observar em alguns tratamentos tempos semelhantes de duração.
O que posso afirmar é que o tratamento com alinhadores é mais confortável, mais estético, colabora MUITO com a manutenção da saúde bucal por facilitar a higiene e mais preciso para algumas movimentações. Quanto ao tempo de tratamento, de maneira geral é mais rápido, na maioria dos casos, porém é necessária uma avaliação individual do caso para afirmarmos com certeza sobre a celeridade do tratamento.
A tecnologia veio para somar e se você ainda não conhece as possibilidades de tratamento e tem vontade de corrigir seus dentes, não deixe de buscar um especialista!
LEIA TAMBÉM: Adesão medicamentosa – uma barreira a ser vencida!