Dicas para acelerar seu tratamento com alinhadores
Gostaria de saber como evitar atrasos no tratamento com os alinhadores Invisalign e até mesmo acelerar o processo do tratamento? Sabemos que eles são discretos, confortáveis, e removíveis, mas não se engane, eles exigem um compromisso em tempo integral e isso vai fazer toda a diferença.
Por ser facilmente removível, o sucesso do tratamento Invisalign está relacionado as horas de uso e requer disciplina do paciente quanto ao uso correto dos alinhadores. Não os usar pelo tempo recomendado e não seguir as orientações do ortodontista poderá provocar atrasos no tratamento.
Confira a seguir as principais dicas para acelerar seu tratamento com Invisalign:
Tempo de uso do alinhador
Para uma boa evolução do tratamento é recomendado que o alinhador seja utilizado por pelo menos 22 horas por dia para que a movimentação ocorra de maneira uniforme e conforme o previsto.
Siga a sequência correta
Utilize os alinhadores na sequência correta. Pular a sequência não reduzirá o tempo de tratamento e poderá provocar problemas no encaixe dos alinhadores e um grande atraso no tratamento. Cada alinhador faz uma parte do movimento e ele não é flexível o suficiente para que você pule uma etapa da sequência.
Note que se você fizer isso o alinhado “enruga”, deforma e o movimento não acontece. Qual é o resultado? Voltar os alinhadores para refazer a sequência ou pedir novos, e isso com certeza vai atrasar!
Não perca os alinhadores
Tome todos os cuidados necessários para não perder os alinhadores. Se acontecer de você perder avise imediatamente ao ortodontista para que ELE decida se você já pode avançar para o próximo ou se ele vai pedir a reposição do alinhador perdido.
Confira o encaixe dos alinhadores
Um alinhador bem fixado aos dentes e aos attachments permite que o tratamento se torne muito mais efetivo. Por isso você precisa ver no espelho se ele encaixou bem e morder o mordedor que nós disponibilizamos para vocês.
No dia da troca do alinhador é ESSENCIAL que você use o mordedo em todas as trocas para garantir que ele está bem encaixado nos dentes. Nesse primeiro dia os dentes não estão doloridos então aproveite para garantir que eles ficarão bem adaptados. Não morda o cabo da escova nem nada duro para realizar essa função para que você não se machuque!
Não quebre dos alinhadores
Embora ocorra raramente, evite quebrar o alinhador seguindo as orientações do ortodontista quanto à colocação e retirada. Nunca vire nem dobre seu alinhador durante a remoção porque com a repetição desse movimento ele certamente irá quebrar.
Não beba líquidos quentes enquanto utilizar o alinhador
As bebidas quentes podem deformar os alinhadores pois eles são feitos de um material termoplástico. O mesmo acontece se você deixa-los no sol ou dentro do carro fechado por horas. Alinhadores deformados não farão os movimentos planejados. Retire-os antes de ingerir qualquer coisa quente.
Perda de attacchment
Os attachments são pequenas resinas da cor dos dentes, que são neles coladas no início ou durante o tratamento Invisalign. Permitem que os alinhadores exerçam uma leve pressão, melhorando a movimentação.
Embora ocorra raramente, é possível que um attachment descole do dente. Informe a ocorrência para que seu ortodontista possa providenciar uma nova colagem com agilidade.
Mantenha a higiene bucal
Certifique-se de manter uma higiene bucal cuidadosa com escova e fio dental, evitando a ocorrência de problemas como cáries e doenças periodontais que poderão atrasar o tratamento.
Use os elásticos
Alguns tratamentos podem demandar a utilização de elásticos que auxiliarão a movimentação dos dentes. Siga as orientações do ortodontista quanto à correta colocação e tempo de uso dos elásticos. Eles aceleram e muito o tratamento, quanto mais você usar, melhor!
Compareça às consultas de manutenção
O tratamento com os alinhadores Invisalign requer menos visitas ao dentista. No entanto, seu comparecimento é muito importante e necessário, uma vez que será possível acompanhar a evolução do tratamento, de acordo com o alinhador que está sendo utilizado.
Caso algo não esteja fluindo como planejado, o ortodontista vai criar zonas de pressão no alinhador, mudar seus elásticos ou até colar acessórios para garantir que o movimento ocorra.
Ele também vai verificar se há espaço para que os movimentos ocorram, remover cálculos e sujeiras que possam estar unindo os dentes como blocos e dificultando o movimento, dentre outras coisas.
Se tiver qualquer dúvida, reveja seu planejamento, converse com seu ortodontista e estabeleça estratégias para seu caso individualmente!
LEIA TAMBÉM: Dentes a mais: é normal ter? Entenda