Dor relacionada ao câncer tem tratamento?
Sabe-se que cerca de 50% a 90% dos pacientes com câncer irão apresentar dor em algum momento da doença. A dor no paciente em tratamento oncológico pode ser causada diretamente pelo crescimento do tumor ou, simplesmente, estar relacionada aos tratamentos da doença, como: cirurgias, quimioterapia ou radioterapia, causando redução na qualidade de vida do paciente.
O tratamento adequado da dor relacionada ao câncer é de suma importância e faz parte de um cuidado integral, contribuindo para melhoria na expectativa de vida e redução do sofrimento do paciente.
O grande desafio encontra-se em diferenciar o tipo de dor apresentado pelo paciente: se apenas DOR INFLAMATÓRIA; uma DOR NEUROPÁTICA causada pela compressão de nervos durante o crescimento do tumor ou devido ao efeito colateral da quimioterapia; ou uma combinação de ambas as dores, chamada de DOR MISTA. Essa diferenciação é essencial para estabelecer uma estratégia terapêutica específica e adequada. O profissional também deve estar habituado ao manejo deste tipo de dor para usar corretamente o arsenal terapêutico disponível, com o mínimo possível de efeitos colaterais.
Converse com o oncologista e o especialista em dor sobre a equipe multidisciplinar no tratamento oncológico, pois isso pode fazer a diferença na evolução da doença!